in

Braços robóticos pioneiros podem transformar compras de supermercado

Com o apoio parcial do Projeto SOMA, financiado pela União Europeia, investigadores do campo da robótica estão a desenvolver dispositivos robóticos de fixação versátil para agarrar artigos de supermercado.

No âmbito do projeto Horizonte 2020, o projeto Soft-bodied intelligence for Manipulation (SOMA) permitiu que investigadores de diversas universidades europeias experimentassem a manipulação robótica de objetos muito delicados e de formas imprevisíveis como frutas e legumes.

As pinças foram projetadas para lidar com 48 mil itens acumulados nos armazéns automáticos da Ocado, o maior supermercado online do mundo, conseguindo garantir escassos danos aos alimentos frágeis. Por conseguinte, para evitar danos nestes produtos sensíveis, o projeto utilizou dispositivos de aperto compatíveis (com propriedades semelhantes às das molas) unidos a braços de robot industrial. O design versátil faz com que a aderência seja possível de diversas formas.

O projeto SOMA recebeu mais de sete milhões de euros para explorar uma nova forma de manipulação robótica, aproveitando as limitações físicas impostas pelo ambiente para permitir aperto firme e manipulação em contextos dinâmicos, abertos e altamente variáveis.

George Foreman chega a Portugal

Está completo o acordo da Sumitomo para adquirir a Fyffes