in

BMW Group e Daimler AG planeiam empresa conjunta de mobilidade

Autoridades da concorrência aprovam junção dos serviços de mobilidade

O BMW Group e a Daimler AG estão a planear os próximos passos para a sua empresa conjunta de mobilidade, no seguimento da aprovação pelas autoridades de concorrência responsáveis.

Na sua base, está a aprovação por parte de autoridades da concorrência americanas, recebida no passado dia 18 de dezembro. Isto significa que todas as autoridades envolvidas deram luz verde à nova joint venture, que é detida em partes iguais pelo BMW Group e pela Daimler AG.

A joint venture irá focar-se no assegurar da liberdade pessoal dos clientes no campo da mobilidade urbana. Será criada uma nova oferta de mobilidade, de fácil acesso, intuitiva e focada nas necessidades do utilizador. Na sua viagem urbana, o consumidor irá mover-se através de um ecossistema perfeitamente conectado e sustentável que combina carsharing, ride-hailing, estacionamento, carregamento e multimodalidade a partir de uma única fonte e à distância de apenas alguns cliques.

A ideia é criar uma solução de mobilidade mais atrativa e abrangente, para uma vida melhor no mundo conectado. Agora que foi emitida a aprovação por parte das autoridades da concorrência, o objetivo é concretizar a transação até 31 de janeiro. Uma vez concretizada, a empresa de mobilidade irá apresentar os próximos passos durante o primeiro trimestre, em conjunto com o BMW Group e a Daimler AG.

A joint venture irá abranger atividades e serviços como a mulltimodalidade e mobilidade on-demand com moovel e ReachNow. Os cerca de seis milhões de utilizadores irão beneficiar de conectividade inteligente a partir das diferentes ofertas de mobilidade, tais como carsharing, aluguer de bicicletas, táxis e transportes públicos, incluindo reserva e pagamento. A plataforma multimodal irá, ainda, oferecer soluções possíveis para as necessidades de transporte urbano privado, incluindo a disponibilização de carros enquanto serviço.

Abrangido está também o carsharing com Car2Go e DriveNow, que operam num total de 20 mil veículos em 30 grandes cidades mundiais. O carsharing permite uma melhor utilização dos veículos, contribuindo para a redução do número total de veículos nas cidades. Mais de quarto milhões de pessoas já usam serviços de partilha de veículos.

Outro aspeto da oferta é o ride-hailing com mytaxi, Chauffeur Privé, Clever Taxi e Beat. Um total de 15,9 milhões de clientes e cerca de 250 mil motoristas já usam aqueles serviços, fazendo das apps inteligentes um dos maiores fornecedores de ride-hailing na Europa e América do Sul. Ofertas como mytaximatch, que permite às pessoas que não se conhecem partilharem um táxi com um simples clique, são também um importante contributo para a redução do tráfego dentro das cidade

Ainda abrangido está o estacionamento com ParkNow e Parkmobile Group permite estacionar na rua sem bilhete e sem usar dinheiro ou receber apoio no processo de reserva e pagamento para estacionamento em espaços fechados. O Parkmobile já atinge um total de 27 milhões de clientes na Europa e América do Norte e oferece soluções digitais de estacionamento em mais de 1.100 cidades. Serviços digitais de estacionamento reduzem o tempo de condução gasto na procura de estacionamento. Isto reduz significativamente o tráfego, uma vez que a condução para procura de estacionamento representa cerca de 30% do tráfego urbano.

Finalmente, o carregamento com ChargeNow e soluções de carregamento digital permite o acesso fácil à maior rede mundial de estações públicas de carregamento. Juntamente com privilégios de estacionamento, estas soluções irão apoiar a expansão da mobilidade elétrica, ao ajudar as pessoas a integrarem mais facilmente esta tecnologia de condução nas suas necessidades de mobilidade.

A inovação como fator decisivo de competitividade para as PME

Canon apresenta a mais pequena impressora de cinco tinteiros