Manter uma escuta ativa deve ser a chave para a atração e retenção de talento

Maria Roman - Administradora de Recursos Humanos do Lidl Portugal
Maria Roman, Administradora de Recursos Humanos do Lidl Portugal

O mercado laboral tem vindo a alterar-se e encontramos hoje um mercado mais dinâmico do que nunca, a juntar a uma taxa de desemprego que tem vindo a diminuir, em Portugal – atualmente, nos 5,6% -, elementos que se traduzem num desafio na retenção de talento, não só no retalho, como em qualquer sector.

Então, o que pode uma empresa fazer para minimizar estes desafios? Apesar de sermos um “player” com expressão internacional, no Lidl, atuamos de forma autónoma, pelo que temos a possibilidade de criar uma estratégia local.

Acreditamos que o primeiro passo para uma estratégia de retenção de talento bem-sucedida deve passar por não assumirmos que sabemos o que os colaboradores querem, mas procurarmos auscultar não só o mercado, como as nossas pessoas. Nesse sentido, temos vindo a adotar diversas medidas que nos permitem ter dados concretos e pormenorizados, por forma a garantir uma resposta eficaz às necessidades dos colaboradores que estão connosco e daqueles que poderão vir a fazer parte da nossa empresa.

 

Employer Branding Survey

Investimos no Employer Branding Survey, uma ferramenta pioneira e altamente relevante, atuando efetivamente sobre estes dois públicos – mercado e colaboradores Lidl –, procurando, por um lado, perceber o que ambos valorizam num empregador em geral e, por outro, que atributos identificam na nossa empresa. De acordo com os resultados obtidos, sabemos que os cinco atributos principais que um candidato valoriza num empregador são a estabilidade na carreira, um salário atrativo, o respeito pelas pessoas, o desenvolvimento e formação e condições de trabalho flexíveis. Através desta análise, conseguimos perceber eventuais “gaps” que possam existir entre o que é valorizado e como somos percecionados enquanto empresa, trabalhando nos mesmos e possibilitando-nos, por um lado, reconhecer a necessidade de adotar novas estratégias, ou investir numa comunicação exterior que transmita como atuamos e os valores pelos quais nos regemos.

Desta forma, é necessário sabermos adaptar a nossa liderança às preferências individuais de cada colaborador e às diferentes gerações. No Lidl, implementámos este ano um piloto – Belong Interview –, que pretende ser um momento de partilha entre líderes e as suas equipas, promovendo uma maior proximidade e regendo-nos pelos nossos valores de liderança High Five (liderar através da comunicação, desenvolver os colaboradores, manter o alto desempenho e dinamismo, criar confiança e agir de forma justa, viver a responsabilidade e ser um exemplo), cuja linha orientadora desta conversa está ligada com temas de bem-estar e pertença (compensação e benefícios, work-life balance, segurança/estabilidade, cultura de trabalho, progressão e desenvolvimento), tendo por base questões como: O que precisas para ser feliz? O que te faria ficar na empresa? Quais os momentos em que o Lidl correspondeu?

 

Best Team Leaders

Para o Lidl, não só é importante desenvolvermos e ajudarmos as chefias a desempenharem as suas funções da melhor forma, a aperfeiçoarem-se em linha com os valores da empresa, com uma atitude positiva e de entreajuda, como é fundamental recebermos o feedback das nossas pessoas. Recorremos ao estudo Best Team Leaders, desenvolvido por um parceiro externo, onde os colaboradores respondem, de uma forma anónima, sobre as competências da sua chefia ao nível de desenvolvimento dos colaboradores, da equipa, da empresa, da sociedade, bem como características pessoais. Acreditamos que é essencial reforçar uma cultura de transparência, através de feedback construtivo, entre colegas e com chefias, porque só desta forma é possível crescer em conjunto.

Também este ano implementámos a primeira Feira de Carreiras interna no Lidl, com o objetivo de abrir novas oportunidades aos colaboradores de loja e entreposto recém-licenciados ou a frequentar a licenciatura, reforçando não só a nossa aposta no talento interno, como para que os mesmos possam considerar o Lidl como o “next step” na sua carreira. O feedback foi extremamente positivo e contamos hoje com 15 colaboradores com bolsas de estágio nos escritórios centrais e regionais, com uma duração de nove meses.

 

Work Life Blend

Com o intuito de responder à crescente tendência de flexibilização do mercado de trabalho, assim como às expectativas dos nossos colaboradores, oferecemos – nas situações em que é exequível – possibilidade de estes realizarem 100% trabalho móvel durante toda a semana, não limitando o trabalho presencial em escritório, mantendo-se disponível para os que desejam continuar a trabalhar presencialmente ou em momentos estratégicos de integração e convívio. Mais que um emprego, a procura atual é de um estilo de vida equilibrado, que possibilite a conjugação fluída entre prioridades da vida profissional e pessoal, através de soluções que permitem ao colaborador não apenas um Work life Balance, mas um Work Life Blend.

No seguimento da aposta que temos vindo a fazer, ao longo dos anos, para criar condições de trabalho de excelência, auscultamos anualmente o mercado e pautamo-nos por salários competitivos. Em 2023, iremos investir 8,4 milhões de euros em aumentos salariais, dos quais 93% se destina a colaboradores de loja e entreposto e garantindo também que todos os colaboradores veem as suas condições melhoradas. A par de um salário competitivo, são hoje igualmente importantes os benefícios intangíveis, através dos quais os colaboradores sentem também o reconhecimento e a valorização da empresa. No caso do Lidl, oferecemos contratos sem termo em todas as funções, igualdade de oportunidades, apostamos na formação e promoção interna das pessoas, um seguro de saúde de referência e extensível ao agregado familiar com condições vantajosas, mais de 200 parcerias com várias entidades de referência, entre outros.

 

Retenção de talento

Adicionalmente, a retenção de talento nas empresas deve passar por uma estratégia robusta e estruturada de Employer Branding, onde uma imagem de marca positiva se caracteriza pela transmissão dos valores que definem a empresa e o conhecimento das suas prioridades. No Lidl, lançámos recentemente uma campanha de Marca Empregadora – “É por sermos diferentes que ninguém fica indiferente” – que pretende respeitar a diversidade e individualidade dos nossos colaboradores e mostrar a potenciais candidatos que o Lidl é uma empresa única, que oferece uma carreira profissional e um percurso em que se olha para o potencial de cada indivíduo, desde o primeiro dia, pelo que temos vindo a apostar também na comunicação da mesma.

Culpabilizar o mercado e não pensarmos se há coisas que podemos fazer é uma estratégia errada. No Lidl, faz parte do nosso ADN questionarmo-nos como podemos fazer mais e melhor, não nos conformando. Investir nos colaboradores deve ser uma prioridade estratégica de qualquer empresa. Atrair e manter as pessoas certas continua a ser fundamental para melhorarmos como empresa e isto só é possível de alcançar se mantivermos uma escuta ativa e trabalharmos numa marca empregadora forte e atrativa. Só com colaboradores satisfeitos e motivados será possível reter talento, independentemente do sector de atuação.

Maria Roman - Administradora de Recursos Humanos do Lidl Portugal
Maria Roman
Administradora de Recursos Humanos do Lidl Portugal

Domingos Esteves, especialista em retalho

O que retirar de 2022 e esperar de 2023?

Flávio Guerreiro, Country Manager LPR Portugal

O valor da confiança