in

BlackBerry chega aos 0% de quota de mercado

A Gartner divulgou dados recentes relativos à quota de mercado no mercado dos smartphones. O sistema operativo Android continua a ser o mais popular, com 81,7% de quota de mercado. Em segundo lugar está o iOS, o sistema operativo da Apple, com 17,9% de quota.

O dado mais notório nestes dados é relativo à BlackBerry. Segundo a Gartner, o sistema operativo da BlackBerry para equipamentos da marca chegou aos 0,0% de quota, no último trimestre de 2016.

A fabricante canadiana, que há 10 anos era mais popular do que a Apple ou a Google,  vendeu 207 mil unidades de telemóveis nesse período, um valor muito baixo, uma vez que representa menos de metade das vendas de outros sistemas operativos.

Os últimos telemóveis lançados com a marca BlackBerry já têm sistema operativo Android, como é o caso do BlackBerry Mercury, que será brevemente apresentado no Mobile World Congress , em Barcelona.

Também a Microsoft já teve mais sucesso. O Windows tem atualmente 0,3% de quota de mercado, valor que não se alterou sequer com o lançamento do Windows 10, o primeiro sistema operativo universal da empresa. Este valor representa uma queda, uma vez que a quota de mercado no final de 2015 era de 1,1%.

Os dados da Gartner revelam que 99,6% dos smartphones vendidos têm sistema operativo iOS ou Android

Publicidade

Mondelez ganha Sabor do Ano 2017 com Milka

Que mercados oferecem as melhores perspetivas para o discount?