in

Biedronka de olho na Roménia

A Biedronka, insígnia alimentar com que a Jerónimo Martins opera no mercado polaco, está a preparar a sua expansão para outros mercados, apresentando-se a Roménia como um destino potencial, dada a sua proximidade geográfica com a Polónia

Está a chegar o momento de a Biedronka crescer além-fronteiras”, afirmou Pedro Soares dos Santos, presidente do grupo, na apresentação dos resultados referentes ao exercício de 2019. “Também não é novidade para ninguém que o país onde mais o gostaríamos de fazer é a Roménia. Agora, se vai ser este ou no próximo ano, isso já não vou dizer”.

No comunicado de imprensa sobre os resultados, o grupo não descarta a possibilidade de efetuar aquisições. “A solidez do balanço do grupo, em conjunto com a capacidade de geração de caixa, garante a flexibilidade para seguir oportunidades de crescimento não orgânico“. Aliás, a imprensa especializada polaca indica que a Biedronka estará a equacionar a compra de uma cadeia de retalho já a operar no mercado romeno, em detrimento de arrancar do zero.

 

Vendas crescem 7,5%

No exercício de 2019, as vendas consolidadas da Jerónimo Martins cresceram 7,5%, para os 18,6 mil milhões de euros. As vendas da Biedronka, que representa 67,7% do negócio do grupo, subiram, em moeda local, 8,8%. Ainda na Polónia, as da Hebe aumentaram 25,9%.

Já em Portugal, as vendas do Pingo Doce registaram um acréscimo de 2,9% e as do Recheio cresceram 1,7%. “Para o Pingo Doce, 2019 foi o melhor ano de sempre em termos de resultados. Além disso, finalizou o projeto de um novo conceito de loja, a desenvolver em 2020, centrado na clara vantagem competitiva que a companhia tem vindo a construir na área de ‘meal solutions’“, acrescentou Pedro Soares dos Santos.

Por seu turno, na Colômbia, a Ara cresceu, em moeda local, 37,9%.

Os lucros do grupo atingiram os 433 milhões de euros, num aumento de 7,9%. O EBITDA evoluiu 8,9%, para os 1.045 milhões de euros.

Taurus compra a francesa Supra

McDonald’s e Starbucks começam a testar copos inteligentes