in , , , ,

Bens de grande consumo arrancam o ano a crescer 1,2%

Na primeira quadrissemana do ano, os bens de grande consumo cresceram 1,2% sobre um período homólogo que evoluía 2,3%. De acordo com a Nielsen, o crescimento mais moderado foi justificado pelos decréscimos na primeira semana, visto que esta abrange, contrariamente ao ano anterior, o dia 1 de janeiro, feriado em que muitas das lojas se encontram encerradas.

Neste período, de 1 a 28 de janeiro, as marcas de fabricante registaram um crescimento de 1,5%, superior ao das marcas da distribuição (MDD+PP), que aumentaram 0,7%.

A alimentação apresentou crescimentos muito semelhantes entre as marcas de fabricante (+0,6%) e as marcas da distribuição (+0,8%). No total, a categoria cresceu 0,7% na primeira quadrissemana do ano.

Já as bebidas continuaram a ser a categoria mais dinâmica, com um crescimento de 6,8%. As MDD+PP evoluíram 7,2% sobre um período homólogo que decrescia (-0,8%). As marcas de fabricante registaram um aumento de 6,7%.

A categoria de higiene do lar, por seu turno, manteve-se estável em relação ao período homólogo (+0,3%). As MDD+PP apresentaram um decréscimo de 5,4%, enquanto as marcas de fabricante, com elevados níveis de promoção, cresceram 2,7%.

A única categoria que apresentou decréscimos foi mesmo a higiene pessoal (-1,6%). As MDD+PP permaneceram estáveis (0%) sobre um período homólogo que crescia 6,9%. As marcas de fabricante contraíram 2,1%.

Veja aqui o relatório completo.

Auchan em campanha nacional para apoiar o Banco Solidário Animal

Retalhistas europeus opõem-se a proposta de Bruxelas para assegurar preços mais elevados aos agricultores