Quinta de Lermos azeite
in

Azeites da Quinta de Lemos chegam este ano ao mercado

Variedades Galega, Arbequina e Cobrançosa

Durante anos, o azeite da Quinta de Lemos foi um segredo conhecido e partilhado apenas pelos comensais do Mesa de Lemos, o restaurante desta quinta do Dão onde era servido. Este ano, o azeite da Quinta de Lemos chega, finalmente, ao mercado, em três versões: Galega, Arbequina e Cobrançosa.

Desde 2014 que o olival da Quinta de Lemos, composto por sete hectares e aproximadamente 2.500 oliveiras, começou a ser desenvolvido, mas só em 2017 se começou a produzir azeite nesta quinta do Dão. Atualmente, a produção média é de três mil garrafas por ano.

 

Sustentabilidade

À semelhança das vinhas, também o olival é tratado dentro de um programa de proteção integrada, mantendo todo o respeito pela natureza e o meio ambiente. Para contribuir ainda mais para esta causa ambiental, seis hectares do olival estão a ser reconvertidos para agricultura biodinâmica.

Na altura da apanha, em outubro e novembro, as azeitonas são colhidas à mão e processadas num período máximo de 24 horas, para preservar toda a frescura e qualidade. A colheita é feita manualmente nas árvores de pequeno porte (Arbequina e Verdial) e nas árvores de maior porte é usada uma ferramenta vibratória nos galhos, que não danifica nem parte os ramos das oliveiras.

As azeitonas são colocadas em caixas até 15 quilogramas e transportadas para o lagar, onde o azeite é extraído por processos estritamente mecânicos e a frio. Todos os azeites da Quinta de Lemos são extra virgens e têm uma acidez muito baixa, que varia entre 0,09 e 0,12.

 

Distribuição

A partir deste ano, os azeites Quinta de Lemos podem ser apreciados por todos, quer na sua versão de garrafa individual (PVP de 19 euros), quer na sua versão de caixa com três garrafas (PVP de 49 euros). Alguns pontos de venda onde se podem encontrar estes azeites são a Garrafeira Symposio, em Coimbra, a Garrafeira Feira do Vinho, em Almancil, a Finos segredos, em Vale de Cambra, a Garrafeira/Restaurante 3 pipos, em Tondela, ou a Garrafeira Ideal, na Caranguejeira, entre outros.

Recheio

Recheio oferece cabazes a instituições juntamente com clientes

DPD

DPD lança chatbot de atendimento ao cliente