Villa Alvor Negra Mole
in

Aveleda lança monocasta Negra Mole

Com o principal objetivo de potenciar o património algarvio, a Aveleda aumentou a oferta de vinhos do Algarve, lançando um vinho feito exclusivamente da casta Negra Mole e que vem completar a gama de vinhos Villa Alvor.

A segunda casta portuguesa mais antiga faz agora parte do portfólio de Villa Alvor. Apesar de ser mais conhecida para a produção de vinho da Madeira, esta casta é autóctone do Algarve e tem características peculiares. Além de ser a única em Portugal que pode amadurecer em registo de uva branca ou uva tinta, também varia muito de ano para ano.

Leves, mas ao mesmo tempo tensos, de fruta limpa, e boca longa, estes vinhos assemelham-se ao estilo de Borgonha. Após estágio em barricas, o Villa Alvor Singular Negra Mole revela notas de morangos e frutas do bosque muito bem equilibradas. É o melhor acompanhamento para carpaccio de atum e pratos de polvo, típicos do Algarve.

 

Portfólio

O restante portfólio da marca inicia-se com três vinhos de entrada: branco, rosé e tinto, cujos blends são elaborados com as melhores castas plantadas no Algarve. Exuberantes e frutados, estes vinhos revelam a presença da influência mediterrânica com os solos calcários.

O Villa Alvor Branco 2019 é composto pelas castas Arinto, Sauvignon Blanc, Antão Vaz e Verdelho da Madeira e harmoniza muito bem com pratos tipicamente algarvios, como peixes grelhados ou saladas.

O Villa Alvor Rosé 2019 é vinificado a partir das uvas Syrah, Aragonês e Trincadeira e combina especialmente bem com pratos de marisco e um pouco apimentados.

O último vinho desta gama é o Villa Alvor Tinto 2019, que é um pouco mais complexo que os outros dois, pois é feito a partir das castas Touriga Nacional, Syrah, Aragonês e Trincadeira e, por isso, acompanha bem com carnes grelhadas e gastronomia italiana.

 

Monocastas

O segundo segmento da marca é composto por uma gama de vinhos Singular, que são monocasta e revelam a expressão máxima do terroir algarvio.

O Villa Alvor Singular Sauvignon Blanc 2019 é feito a partir de uma seleção das melhores uvas desta casta. Com aromas intensos a toranja, maracujá e flor de Sabugueiro, este vinho é o par para pratos de comida asiática e caldeiradas ou massadas de peixe.

O Rosé é o Villa Albor Singular Moscatel Galego-Roxo 2019, a vinificação a baixas temperaturas permite que este vinho revela aromas de bagas vermelhas e notas minerais que acompanham bem gratinados de legumes, aves e marisco.

Além do Villa Alvor Singular Negra Mole 2019, que é o grande destaque deste ano, a marca tem também outra oferta de vinho tinto monocasta, neste caso, de Villa Alvor Alicante Bouschet 2018 que, após estágio em barricas de carvalho francês, demonstra-se complexo e carnudo, com notas aromáticas de cereja e ameixa preta e ainda alguma pimenta preta e tabaco, que são a melhor harmonização para pratos de cabidela de galo e assados de caça.

 

Domus Branco

O vinho mais especial da marca Villa Alvor é o Domus Branco 2019, que segue um processo diferente, uma vez que as castas selecionadas podem ser alteradas todos os anos. É feita uma seleção das melhores uvas brancas da quinta que, no caso da colheita de 2019, foram o Verdelho da Madeira e Sauvignon Blanc. Estagia em garrafa o que lhe confere notas de pêssego e pera, verde fundidas com notas especiadas de pimenta, flor de sabugueiro e toques frescos de maracujá.

 

A marca

Villa Alvor é o mais recente investimento da Aveleda na região do Algarve, desde 2019. A adega de Villa Alvor localiza-se em Alvor, Portimão. Tem a particularidade de se encontrar protegida dos ventos frios do norte pela Serra de Monchique e um enorme anfiteatro até ao mar, proporcionando um clima quente, húmido e pouco ventoso, perfeito para as uvas amadurecerem e criarem vinhos ricos em aromas intensos e sabores mediterrânicos

Publicidade

Kinder

Vendas da Ferrero Ibérica crescem 2%

Cerelac

Cerelac comemora 85 anos