A Humanwinety, uma empresa que, há cerca de quatro meses, promove a integração de indivíduos com deficiências físicas ou intelectuais e outras minorias nos sectores vinícola e hoteleiro, acaba de juntar à sua lista de parceiros a Herdade do Rocim e a Aveleda.
Mas, as novidades do projeto encabeçado pelo enólogo Bento Amaral e pelo consultor de vinhos Cláudio Martins não ficam por aqui. A Humanwinety tem em mãos a organização de um leilão e jantar solidários, a realizar no início de 2023, em Lisboa, cujas receitas reverterão, em parte, para a Cáritas.
Humanwinety
Capacitar indivíduos que, por algum motivo ou momento da sua vida, ficaram mais vulneráveis, experienciando dificuldades na sua formação ou na altura da empregabilidade é a principal missão da Humanwinety, que luta para que haja um recrutamento inclusivo no mercado de trabalho e para que empregadores e candidatos estejam cientes dos vários benefícios que existem com estas contratações.
“É com muita satisfação que vemos o projeto Humanwinety crescer com a entrada de dois parceiros tão importantes no sector dos vinhos em Portugal. Sentimos que o nosso trabalho, de facto, é fundamental para que seja aflorada a questão da inclusão das Pessoas com Deficiência (PCD) na sociedade e no mercado de trabalho. Há, sem dúvida, uma falta de conhecimento por parte das entidades empregadoras e do Estado do potencial humano das PCD”, adianta Bento Amaral, Wine Inspiring Executive da Humanwinety.
Leilão de vinhos e jantar solidário
A iniciativa vai reunir um vasto conjunto de garrafas. Entre os principais destaques estão três garrafas de Maria Teresa dos anos 2015, 2016 e 2017 e uma garrafa de três litros de Castro superior 2018, oriundas da Quinta do Crasto, e duas garrafas ABF 1888, do Vallado. O parceiro, Aveleda vai disponibilizar uma garrafa de três litros de Quinta Vale D. Maria Douro Tinto 2013 e uma de 1,5 litros de Manoel Pedro Guedes Vinho Verde Branco 2020. A Herdade do Rocim terá no leilão uma Magnum de Rocim Grande Reserva Tinto 2019.
Também a produtora de vinhos Soalheiro vai levar a leilão algumas das suas referências mais emblemáticas, como uma jeroboam de três litros de 2014 Soalheiro Clássico, uma jeroboam de 2012 Soalheiro Reserva, uma jeroboam de 2015 Soalheiro Granit (primeira colheita) e uma Coleção 40 anos Soalheiro composta por quatro garrafas de 75 centilitros.
A estes lotes juntam-se ainda, entre outras propostas, duas garrafas Madeira Boal 1868 de Matilde Henriques da Barbeito, uma garrafa colheita 1900 da Andresen e uma caixa especial de três garrafas de Legado com as colheitas 2017, 2014 e 2011 da Sogrape, assim como uma garrafa de 1902 Moscatel de Setúbal José Maria da Fonseca Apoteca.
Os ingressos para o jantar têm um custo por pessoa e parte das receitas serão doadas à Cáritas.