PMEs comércio online Mastercard
Imagem Shutterstock
in

Áustria, Israel e Bélgica no topo do comércio eletrónico transfronteiriço

Com mais de 80% dos compradores a fazerem compras no estrangeiro

Oiça este artigo aqui:

O número de pessoas que fazem compras online tem aumentado drasticamente ao longo dos anos, passando de 1,1 mil milhões em 2017 para uns impressionantes 2,5 mil milhões em 2024. Este crescimento exponencial da base de utilizadores traduz-se em biliões de dólares gastos todos os anos em produtos através de aplicações de compras ou lojas virtuais. Embora uma parte significativa destes utilizadores faça compras transfronteiriças, existem enormes diferenças entre os países.

De acordo com os dados apresentados pela Stocklytics.com, a Áustria, Israel e a Bélgica estão no topo do comércio eletrónico transfronteiriço, com mais de 80% dos compradores online a comprarem no estrangeiro.

De acordo com o último Relatório de Pagamentos e Comércio Eletrónico da PPRO, a Áustria é o mercado mais popular para o comércio eletrónico transfronteiriço em todo o mundo. No ano passado, mais de oito em cada dez compradores digitais austríacos fizeram compras online a partir do estrangeiro, muito mais do que na maioria das maiores economias do mundo.

Israel registou a segunda maior percentagem de compradores transfronteiriços, com 85%, mais 5% do que a Bélgica, o terceiro classificado.

Por outro lado, 47% dos britânicos fizeram compras no estrangeiro no ano passado, quase 40% menos do que na Áustria. Esta percentagem foi ainda mais baixa na Alemanha e nos Estados Unidos, situando-se em 43% e 41%, respetivamente. As estatísticas mostram que 39% dos compradores online na China fizeram compras no estrangeiro, ou seja, mais 8% do que no Japão ou na Grécia. Já a Turquia e a República Checa apresentaram a menor utilização do comércio eletrónico transfronteiriço, com apenas 15% e 26%, respetivamente.

 

Mercado vale mais de 4 biliões de dólares em 2024

De acordo com o Statista, espera-se que a indústria global do comércio eletrónico obtenha mais de 4 biliões de dólares em receitas este ano, ou seja, mais 15% do que em 2023. Quase 20% desse valor, ou seja, 770 mil milhões de dólares, virá das vendas de moda, o maior e mais lucrativo segmento do mercado. As vendas de produtos alimentares e eletrónica representarão mais 27% das receitas totais do comércio eletrónico.

Numa comparação global, a China e os Estados Unidos destacam-se como os dois maiores mercados de comércio eletrónico do mundo, sem que nenhum outro país se aproxime. Prevê-se que as receitas do comércio eletrónico chinês atinjam 1,46 biliões de dólares em 2024, representando uns significativos 35% do total da indústria em 2024. Os Estados Unidos vêm logo a seguir com 1,22 biliões de dólares e uma quota de mercado de 30%.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Beefeater Peach & Raspberry

Pernod Ricard lança Beefeater Peach & Raspberry

economia global

Aterragem suave do crescimento mundial