in

Aumentam as vendas de PCs na Europa Ocidental no terceiro trimestre

O mercado de PCs aumentou as vendas em 3% nos dois primeiros meses do terceiro trimestre, na Europa Ocidental, enquanto em valor aumentou em 5%, segundo a Context. Os maiores aumentos vêm do sector comercial, que registou um crescimento de 7%, afirma Marie-Christine Pygott, analista sénior da Context.

As vendas de computadores pessoais para o segmento de consumo continuaram a diminuir, embora tenham melhorado com o início da temporada letiva. Após uma queda ano-a-ano de 10% no segundo trimestre, o número de unidades vendidas no início do terceiro trimestre diminuiu apenas 1%.

O crescimento nas vendas de produtos como laptops ultra finos e Chromebooks, mais uma vez, foi insuficiente para compensar completamente a procura mais fraca dos PCs convencionais.

Por país, o maior crescimento nas vendas de PCs foi registado pela Suécia (+ 22,4%), seguindo-se Espanha (+ 7,7%) e Portugal (+ 7,1%), enquanto  França (-12,2%) e Polónia (-8,4%) mostraram os piores desempenhos.

Quanto às vendas em valor, aumentaram 5% no terceiro trimestre, impulsionadas pela combinação desse crescimento em volume e dos preços médios de venda, que subiram 2% até aos 573 euros. Embora os preços médios de venda continuem a subir ano após ano, estabilizaram no início do terceiro trimestre, o que desacelerou essa tendência.

Lojas pop up valem 43.000 milhões de euros em todo o mundo

Discounter italiano Eurospin vai entrar no mercado croata