in

Auchan reforça solidariedade em tempo de pandemia

Auchan

A Auchan Retail Portugal reforçou o apoio às instituições de saúde em contexto de pandemia, com ofertas de bens alimentares, produtos de higiene e limpeza e têxteis de banho e cama. No total, são 23 os hospitais, centros hospitalares e as associações de bombeiros apoiados, de norte a sul do país.

Entre as instituições ajudadas contam-se alguns dos hospitais que têm estado sob forte pressão nas últimas semanas, como é o caso do Hospital dos Covões, Amadora-Sintra, Garcia de Orta, S. João e o Centro Hospitalar de Torres Vedras. “Na condição de militante do bom, são e local, faz parte da missão da Auchan apoiar as comunidades locais onde está inserida, através de ações de responsabilidade social. Hoje, vivemos tempos extraordinários, que exigem medidas extraordinárias, e, como tal, desde o ano passado, a Auchan tem procurado alargar ao máximo o espectro de intervenção das suas iniciativas, de forma a acorrer a necessidades mais prementes e a levar um bocadinho de conforto aos profissionais na linha de frente e às populações mais desfavorecidas e com menos recursos para fazer face a esta pandemia”, sublinha Paulo Monteiro, diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal.

 

Solidariedade

Em 2020, em parceria com a AMI, a empresa entregou cerca de 1.400 cabazes com bens essenciais a beneficiários dos Centros Porta Amiga da AMI, identificados como grupos de risco ou vulneráveis (idosos, doentes oncológicos, diabéticos, pessoas com VIH e famílias monoparentais), no âmbito do projeto “Os Amigos são para as Ocasiões”. A ação permitiu ajudar 429 famílias.

Também na Páscoa do ano passado, a Auchan distribuiu cabazes com produtos alimentares e outros bens em falta em 21 hospitais portugueses, que chegaram a mais de oito mil profissionais de saúde. Já no Natal, foi a vez do Castor Júlio vestir a pele dos heróis da pandemia, ao chegar às lojas nas versões de médico, polícia, bombeiro e operador de loja Auchan. No final da campanha, a venda de cerca de 50 mil Júlios permitiu reunir 75 mil euros que reverterão para instituições de apoio à saúde na área de intervenção das lojas Auchan.

Por sua vez, a Fundação Auchan para a Juventude concedeu um apoio de 50 mil euros para a compra de máscaras para o Hospital de São Francisco Xavier e para apoiar o refeitório social do Centro Social e Paroquial D. Manuel Martins, em Setúbal, no âmbito de uma candidatura excecional para responder a necessidades específicas decorrentes da crise pandémica.

Por fim, a campanha Sacola Solidária possibilitou a angariação de mais de 22 mil euros para a associação Make a Wish o que permitirá a concretização de sonhos a 12 crianças em situação de doença prolongada. No âmbito da campanha Não Deixe Este Prato Vazio, com o Banco Alimentar Contra a Fome, realizada nos meses de maio, novembro e dezembro, a Auchan angariou 285 mil produtos alimentares.

 

Campanha escolar

Apesar do contexto muito marcado pela pandemia, a Auchan manteve ainda o apoio à campanha escolar da AMI, que possibilitou angariar mais de 125 mil euros e oferecer mochilas recheadas com material escolar a 3.500 crianças e jovens. Os kits escolares foram montados por voluntários da AMI e por colaboradores da Auchan numa ação de voluntariado interna.

A empresa ofereceu ainda 45 portáteis aos Centros Porta Amiga, no âmbito do projeto #I AM IN, para apoiar o percurso escolar de crianças que não têm acesso a computador nas respetivas residências.

A Auchan atribuiu também 59 bolsas de estudo a estudantes universitários de licenciatura ou mestrado em áreas como a engenharia, psicologia, ciências políticas, entre outras áreas de estudo.

De salientar que a Auchan Retail Portugal é a única empresa do sector em Portugal certificada em
responsabilidade social, com um sistema de gestão avaliado por uma entidade certificadora independente, atualmente a SA8000: 2014.

LEROY MERLIN

Leroy Merlin inaugura loja de construção em Setúbal

Regina

Regina lança nova gama de chocolate preto com maior intensidade de cacau