in ,

Auchan reforça combate ao desperdício alimentar

Auchan

Durante o mês de junho, e de forma progressiva, a parceria da Auchan Retail Portugal com a Too Good To Go vai chegar a todas as lojas da marca.

A iniciativa representa mais um passo na estratégia global e integrada da empresa, empenhada em alcançar o objetivo “Desperdício Zero”.

A redução do desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal, que tem vindo a procurar novas soluções que combinem a prevenção de desperdícios alimentares com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos. Além de uma gestão operacional rigorosa, a Auchan tem implementado, ao longo dos anos, um conjunto de práticas e ofertas comerciais com o objetivo de minimizar o desperdício. É o caso da parceria com a Too Good To Go, mas também de medidas já implementadas como a venda a preços reduzidos de produtos perto do fim da data de validade ou da área de self-discount, onde podem ser comprados, a preços mais baixos, frutas e legumes de boa qualidade alimentar, mas com características estéticas que retirariam estes produtos do circuito comercial. Assim como dos produtos de economia circular, como é o caso do bolo de banana, vegan e de fabrico próprio, a ser lançado já este mês na Auchan de Alfragide, ou ainda a implementação da venda avulso, que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita.

Também no contexto do combate ao desperdício alimentar, a Auchan estabeleceu parcerias com diferentes empresas e associações, a quem oferece os seus excedentes alimentares. De salientar que, em 2019, doou 2,4 mil toneladas de produtos alimentares, num total de mais de 2,5 milhões de euros.

Too Good To Go

Agora, em todas as lojas Auchan, com a Too Good To Go, serão disponibilizadas Magic Boxes, com o valor unitário de 3,99 euros. Estas caixas surpresa contêm produtos alimentares cujo prazo de validade está perto do fim, como iogurtes, queijos, fiambre, pão, salgados, refeições frias, sandes e sumos do dia, e podem ser recolhidas nos balcões de atendimento, perto do horário de fecho da loja.

A parceria com a Too Good To Go foi lançada em janeiro, com um projeto piloto na Auchan Almada, com o qual foi possível salvar aproximadamente mil refeições, chegar a 450 clientes, obter 25 mil visualizações e evitar a emissão de aproximadamente 2,5 toneladas de CO2 (entre dezembro 2019 e maio 2020). O sucesso da iniciativa permite agora estender esta opção a todo o país.

Como militante do bom, são e local, o compromisso com a prevenção e redução do desperdício alimentar leva a Auchan Retail Portugal a procurar sempre novas soluções, que permitam combinar este objetivo com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos. Foi assim que surgiu esta parceria com a Too Good To Go, que se junta a uma série de outras iniciativas que desenvolvemos no âmbito da nossa estratégia ‘Desperdício Zero’, e que será agora alargada a todas as nossas lojas”, explica Ricardo Macedo, diretor de Oferta e Dinâmica Comercial de Produtos Frescos.

Repsol

Repsol alarga parceria à Staples

Remote Portugal

44% considera que a sua produtividade aumentou com o teletrabalho