in

Auchan em aliança estratégica com a Alibaba

A Alibaba, a Auchan Retail e o Ruentex Group concluíram uma aliança estratégica para unir as experiências no comércio físico e digital na China e construir o chamado comércio “figital” alimentar.

No âmbito desta aliança, a Alibaba irá investir um montante total de 2,44 mil milhões de euros para adquirir, diretamente ou indiretamente, 36,16% do capital do Sun Art Retail Group, um dos maiores retalhistas chineses, após a compra de ações anteriormente detidas pela Ruentex. A Auchan Retail também irá reforçar a sua participação no capital da Sun Art. No seguimento desta transação, a Auchan Retail, a Alibaba  e a Ruentex serão detentoras de 36,18 %, 36,16 % e 4,67 %, respectivamente, do capital da Sun Art. A Auchan Retail continuará a consolidar a sua filial Sun Art nas suas contas.

A Sun Art é um dos líderes da distribuição alimentar na China. A 30 de junho, explorava uma superfície de perto de 12 milhões de metros quadrados. Conta com 446 hipermercados, com superfícies até 17 mil metros quadrados, sob insígnia RT-Mart e Auchan, em 29 províncias, regiões autónomas e municípios repartidos no território chinês. A Sun Art explora também “superstores” e lojas “figitais” de ultra proximidade com a marca Auchan Minute.

Esta aliança ilustra a visão de Novo Retalho da Alibaba: capitalizar a sua aproximação no online e às novas tecnologias, colaborando estreitamente com os parceiros comerciantes, de forma a responder às expectativas dos consumidores chineses cada vez mais exigentes. Está também em coerência com a Visão 2025 da Auchan Retail. Apoiando-se nas forças dos três parceiros, a aliança propõe aos 1,3 mil milhões de consumidores chineses uma nova experiência de compra. “Ao lado dos seus novos parceiros, o grupo Alibaba orgulha-se de poder desenhar o comércio de amanhã a partir da transformação digital“, afirma Daniel Zhang, CEO da gigante do e-commerce. “As lojas físicas são incontornáveis no percurso de compra dos consumidores. Na era do digital, devem ser enriquecidas com serviços personalizados graças às novas tecnologias ligadas às análises de dados. Reunindo completamente os nossos canais online e offline e os dos nossos parceiros, estamos satisfeitos por propor aos consumidores chineses uma experiência de compra original e agradável“. Para Wilhelm Hubner, CEO da Auchan Retail, “esta aliança com a Alibaba foi facilitada pela nossa visão comum para o futuro do comércio na China. Juntar parceiros principais do comércio mundial, líderes na China no comércio físico e no comércio digital, permitir-nos-á oferecer a centenas de milhões de consumidores chineses uma experiência integrada de compra e de qualidade excelente“.

Esta aliança ilustra a visão de Novo Retalho da Alibaba: capitalizar a sua aproximação no online e às novas tecnologias, colaborando estreitamente com os parceiros comerciantes, de forma a responder às expectativas dos consumidores chineses cada vez mais exigentes. Está também em coerência com a Visão 2025 da Auchan Retail. Combinando os pontos fortes das três empresas, a nova aliança permitirá que todas as atividades da Sun Art beneficiem do ecossistema digital da Alibaba. “Nestes últimos anos, as necessidades dos consumidores transformaram-se radicalmente graças ao desenvolvimento da Internet móvel e, assim, a Sun Art integra a dimensão online nas suas atividades offline“, explica Peter Huang, vice-presidente do Grupo Ruentex. “A Ruentex está também satisfeita com esta colaboração mutuamente benéfica entre a Sun Art e a Alibaba, que oferece sinergias online e offline que mudarão a vida dos consumidores, oferecendo-lhes melhores produtos e serviços mais eficazes“.

Esta aliança estratégica apresenta também uma oportunidade chave para a Alibaba explorar outros mercados, para além do chinês, beneficiando do alcance internacional das operações da Auchan, ativas em 17 países. “Para o futuro, iremos explorar várias oportunidades juntamente com a Auchan e tentar melhorar os nossos serviços nos mercados internacionais“, sublinha Daniel Zhang.

Este investimento na Sun Art é o mais recente de uma ronda direcionada ao modelo de Novo Retalho. A Alibaba lançou as lojas Hema, um conceito de supermercado totalmente digitalizado, onde os “shoppers” podem usar a app móvel para encomendar online na própria loja, assim como pesquisar produtos, enquanto fazem as suas compras e pagam de forma digital ou através de reconhecimento facial. As encomendas são preparadas na própria loja e as edntregas efetuadas no prazo máximo de 30 minutos em locais até três quilómetros de distância. Em junho, a Alibaba comprou também uma participação de 18% na Lianhua Supermarket, listada na bolsa de Hong Kong, para catalisar as eficiências do negócio e melhorar a experiência do cliente. Além disso, em agosto, liderou uma ronda de investimento no valor de 254,65 milhões de euros na Yiguo.com, o maior marketplace de frescos da China. O financiamento, o quarto da Alibaba nesta plataforma, está a ser direcionado ao desenvolvimento da subsidiária ExFresh, a maior plataforma de logística de frio da China. 

Conheça um pouco mais sobre o modelo de Novo Retalho e sobre as lojas Hema:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/pzkfcPTnvkE” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/brJgDK6AdBc” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/iPSmg8EvUGo” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Mercado de Campo de Ourique celebra 4.º aniversário

DIA exporta marcas da Clarel através da Amazon