Auchan Retail Portugal
in

Auchan dá maior autonomia de gestão a cada país

Cada país onde a Auchan está presente irá ganhar uma maior autonomia com a nova organização que o grupo irá estrear a 1 de julho.

De acordo com mensagem interna, dirigida por Barthélemy Guislain, presidente da Auchan Holding, aos colaboradores, a que o jornal Les Echos e a revista LSA tiveram acesso e que está a ser replicada pela imprensa francesa, cada país será dotado de um presidente e de um vice-presidente, que irão reforçar a sua autonomia em termos de gestão juntamente com a já existente direção geral.

 

Descentralização

A referida mensagem indica que o objetivo é “retomar uma liderança comercial em cada um dos seus mercados, cada um dos seus países”. Para tal, a Auchan irá apostar numa estrutura descentralizada, que define como uma “federação de empresas país autónomas”.

O grupo refere ainda que, deste modo, dois anos após a chegada de Edgar Bonte aos comandos da Auchan Retail, a primeira fase da estratégia que visa potenciar a rentabilidade e a descentralização começa a dar os seus frutos. “É chegado o momento de envolver a Auchan numa dinâmica que permita a emergência de projetos por país, implementados pelas equipas locais”, precisa o documento. “Cada país torna-se numa empresa verdadeira autónoma, dinamizada por um diretor geral que, para além das suas prerrogativas habituais, favorecerá a tomada de decisões e as iniciativas mais próximo do terreno”.

 

Portugal

Em Portugal e em Espanha, as direções gerais, que atualmente são asseguradas por, respetivamente, Pedro Cid e Américo Ribeiro, ganharão maior autonomia com a nomeação de Yves Claude, para presidente, e de Maxime Van Der Wees, para vice-presidente, de ambos os mercados.

Yves Claude entrou no universo das empresas Mulliez em 1981, com a sua chegada à Decathlon. Entre 1990 e 1994, foi o diretor geral da cadeia de equipamento desportivo em Espanha e foi sob a sua liderança que abriu a primeira loja da insígnia naquele país. Na última década, foi CEO da Decathlon em Singapura e na China.

Por seu turno, Maxime Van Der Vees trabalhou na Auchan de 2011 a 2019, passando por vários cargos em Espanha e, sobretudo, na China.

Com a nova estrutura de gestão, e para criar espaço para o novo organigrama, o atual conselho de administração da Auchan Retail será dissolvido e substituído por um novo comité.

Chicco Glovo

Chicco já está disponível na Glovo

sidra

Um em cinco portugueses consome sidra