in

Auchan apresenta rótulo que mede qualidade nutricional dos alimentos

A Auchan Retail Portugal está a adotar em todos os produtos de marca própria o Nutri-Score, um sistema de rotulagem que avalia e torna visível o equilíbrio nutricional dos alimentos.

O Nutri-Score é um sistema gráfico simples, fácil de ler e de entender, que classifica os alimentos numa escala de A a E, cada uma com uma cor diferente, do verde ao vermelho. Para estabelecer a categoria, são considerados em cada alimento os ingredientes a privilegiar, como fibras, proteínas, frutas e legumes, e os que se devem limitar: gorduras saturadas, açúcares e sal.

Na categoria A, encontram-se alimentos como água e legumes e peixe congelados. No outro extremo da escala, são classificados com E alimentos como queijos gordos, enchidos ou bolos mais doces ou calóricos. A indicação é a de que os consumidores devem ingeri-los com moderação. “Com a multiplicidade de produtos e rótulos que existem, quisemos aumentar a transparência para os nossos consumidores e, por isso, resolvemos adotar o Nutri-Score, sistema de classificação nutricional, com robusta evidência científica, que reúne um apoio alargado, desde autoridades de saúde a largos segmentos da indústria e distribuição, bem como das associações de consumidores. Assim, será mais fácil para as pessoas obterem informação sobre os alimentos que vão comer e tomarem opções mais saudáveis. Por outro lado, para os profissionais de saúde também será mais fácil fazer recomendações, porque têm acesso a informação uniformizada. Esperamos, até meados de 2020, ter nas nossas lojas mais de duas mil referências com o Nutri-Score”, afirma Rui Oliveira, diretor de Marca Própria da Auchan Retail Portugal.

A nível internacional, o Nutri-Score já foi adotado como sistema recomendado, embora opcional, em França, Bélgica e Espanha, tendo a ministra da Agricultura da Alemanha anunciado o início do processo naquele país.

Guloso lança novas variedades de produtos derivados de tomate

Qualidade dos vinhos portugueses colocada à prova em Zurique e Genebra