in

Auchan apresenta o primeiro robot autónomo para melhorar serviço ao cliente

Pioneiro em Portugal, o robot desenvolvido pela Trax permite detetar falhas de stock e preços em falta

A Auchan Retail Portugal e a tecnológica Trax estão a testar um robot autónomo para identificar ruturas de stock e detetar problemas com a etiquetagem de preços dos produtos nas prateleiras.

Este robot, pioneiro em Portugal e exclusivo da Auchan, já está em fase piloto e pode ser visto em ação nos corredores da loja de Alfragide. É o primeiro fruto de uma parceria entre as duas empresas, que visa implementar um conjunto de soluções autónomas de monitorização online das lojas, que visam melhorar o serviço ao cliente e aumentar a produtividade nos pontos de venda da marca.

 

Foco no cliente

O TASC – Tecnologia ao Serviço do Cliente foi desenvolvido em colaboração com a empresa alemã de robótica MetraLabs e é o segundo robot deste tipo na Europa. Três vezes por dia, enquanto passeia de forma livre e autónoma pelos corredores do hipermercado, o robot recolhe informação, convertida em relatórios com métricas através da visão computacional e tecnologia de IoT (Internet of Things), que é transmitida em tempo real às equipas de loja, para que estas possam agir de forma rápida e eficiente, repondo produtos, colocando etiquetas de preço em falta e ajustando o espaço de prateleira de cada artigo, de acordo com o ritmo de consumo específico daquele espaço.

Mas as possibilidades de aplicação deste sistema não se limitam a estas tarefas. Numa segunda fase piloto, a Auchan quer utilizar o robot para mapear a loja, facilitar a recolha de produtos para encomendas online e até fornecer um mapa interativo ao cliente com a localização de cada artigo na loja.

O objetivo é que, em 2021, este projeto seja estendido a 34 lojas da Auchan. Com a introdução de robots autónomos, a marca pretende melhorar a produtividade nas lojas e otimizar a cadeia de abastecimento, libertando os colaboradores para se focarem a 100% na missão de proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Publicidade

Chegaram os novos sabores Why Not Soda

online

64% dos europeus compraram mais online durante o confinamento