in

ASAE apreende produtos contrafeitos vendidos pelo Facebook

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na passada quinta-feira, na sequência de uma investigação dirigida à venda de material contrafeito através da internet, executou 5 mandados de busca em residências, veículos e lojas do Porto e São João da Madeira, tendo apreendido cerca de 11 mil artigos – calçado, vestuário e telemóveis – no valor aproximado de 250.000 euros, 1.200 euros em dinheiro, cheques e 1 computador.

A investigação esteve a cargo da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal que durante um ano identificou os gestores das páginas eletrónicas, vendedores e respetivos fornecedores deste material. Estas páginas encontravam-se ativas pelo menos desde 2014, exclusivamente com ofertas de material contrafeito que se aproximavam do original, o que constitui ainda uma fraude sobre mercadorias.

Durante a ação foi possível apreender material já embalado com a identificação dos destinatários e localizar um armazém “oculto e improvisado“ nas traseiras de uma moradia.

A venda era toda efetuada através de várias páginas do Facebook sendo os artigos remetidos por correio mediante pagamento por transferência bancária ou à cobrança.

A mercadoria apreendida não tinha qualquer fatura de aquisição sendo uma manifestação da existência de uma economia informal que importa combater.

YouBeep reduz tempo perdido em filas de espera

Chocolates na Páscoa representam18% das vendas anuais da categoria