O sector retalhista enfrenta o novo ano com tendências específicas no que diz respeito à mobilidade e redes. Especificamente, a mais notável é a evolução com os serviços de localização em interiores, mas também com o analítico, de acordo com um relatório que realizou a Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise.
Saber por onde os clientes se movem dentro de uma loja e quais são os tempos de permanência em diferentes zonas vai ajudar os retalhistas na hora de encontrar o lugar ótimo para colocar promoções e proporcionar a informação adequada aos seus clientes. O uso de serviços de localização que utilizam Bluetooth Low Energy (BLE) está a aumentar lentamente nas grandes superfícies e isto afeta diretamente a experiência do cliente. A integração entre os sistemas analíticos e de localização BLE vai ter um impacto significativo sobre a indústria de retalho.
Em segundo lugar, convém recordar que no retalho muitos dispositivos novos estão a conectar-se à rede. Os dispositivos IoT (Internet das Coisas) comprometidos podem representar uma ameaça para os dados associados aos cartões de pagamento dos clientes administrados pelo retalhista, por isso é evidente a necessidade de proteger estes dispositivos.
Além da segurança, os retalhistas terão de avançar com a automatização da integração de dispositivos IoT nas suas redes. Para aqueles que têm muitos locais remotos, uma implantação rápida é essencial.
Finalmente, a Aruba aponta a predição do comportamento da rede. Com o aumento dos sistemas de pagamento móvel, é essencial assegurar que a rede está pronta a cada dia. Identificar e resolver problemas antes que aconteçam será uma prioridade para os retalhistas, uma vez que os problemas de rede podem levar a atrasos no processo de pagamento, o que afeta negativamente a experiência do cliente.