As embalagens de arroz da marca Continente de um quilograma vão passar a ser disponibilizadas em papel (certificado e reciclável), até ao final do ano, contribuindo para uma redução de 61 toneladas de plástico por ano.
Esta foi uma das 10 propostas finalistas do concurso Fora da Caixa que o Continente lançou aos seus consumidores no ano passado.
A transição vai ser gradual, ao longo dos próximos meses, e vai envolver oito referências de arroz Continente: Thai Jasmin, Agulha Selecionado, Agulha Europa, Vaporizado, Basmati, Carolino, Aromático Punjab e Risotto.
Embalagens recicláveis
Um dos grandes compromissos do Continente é antecipar para 2025 a ambição definida pela União Europeia para 2030, de que todas as embalagens da marca colocadas no mercado sejam reutilizáveis, compostáveis ou possam ser recicláveis de forma economicamente eficiente.
Além deste compromisso, o Continente também assume a missão de incorporar, pelo menos, 30% de matéria-prima reciclada nas suas embalagens de plástico, até 2025.
Em 2022, o retalhista atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, representando um crescimento de 5,3 pontos percentuais face a 2021, e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada, mais dois pontos percentuais face a 2021. Adicionalmente, criou um manual de eco-design, para garantir o desenvolvimento, de raiz, de embalagens mais sustentáveis e efetivamente recicláveis para os seus produtos.