in

APN disponibiliza manual sobre sistemas de rotulagem Front of Pack

A APN acaba de lançar um guia onde dá a conhecer os diferentes sistemas de rotulagem Front of Pack (FOP) a nível global.

Direcionado a profissionais e público interessado, “Um olhar sobre os sistemas de rotulagem Front of Pack” pretende ser um guia de informação e reflexão sobre o tema e os desafios futuros. São analisados, neste guia, os sistemas de rotulagem FOP a nível mundial, sendo que a maioria dos autores indica serem ferramentas de leitura imediata e direta da informação nutricional, destacando-se o Nutri-Score e o semáforo nutricional, que são os preferidos dos consumidores.

Os sistemas de rotulagem FOP têm como objetivo, por um lado, conceder informação nutricional aos consumidores, para que estes possam realizar melhores escolhas alimentares, por outro lado, incentivar a indústria alimentar a melhorar os produtos e fornecer opções mais saudáveis.

O tempo despendido para consulta do rótulo dada a informação excessiva, linguagem técnica efalta de compreensão do conteúdo são algumas das dificuldades apresentadas pela população na interpretação do rótulo. Segundo o Grande Inquérito Sobre Sustentabilidade (2016), os portugueses querem mais informação sobre os alimentos para orientar as suas escolhas, dando valor à presença de rótulos com informação clara e detalhada e a presença da tabela nutricional com sistema de cores.

O manual reforça a importância da adaptação de estratégias e ações que motivem a população a escolher de forma informada os produtos, aumentando o conhecimento nutricional e alimentar da comunidade em geral, podendo os sistemas FOP ser uma solução para melhorar a compreensão dos consumidores e um modo de promoção de escolhas alimentares com maior consciência no momento da compra.

O guia está disponível para consulta em www.apn.org.pt.

Publicidade

ASAE

ASAE apreende cerca de 4.000 litros de vinho adulterado

Havana Club lança nova campanha em Portugal