in

APED lança campanha para reciclagem de óleos alimentares usados

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) lançou uma campanha de sensibilização sobre óleos alimentares usados com o objetivo de promover a deposição destes resíduos nos oleões, bem como sensibilizar os consumidores para os benefícios deste comportamento ambientalmente responsável.

Sob o mote “vamos moldar um planeta mais limpo”, a campanha está presente em mais de 720 lojas por todo o país, ou meios online, num conjunto de empresas que inclui as redes Aldi Supermercados, Continente, DIA Minipreço, El Corte Inglés, Intermarché, Jumbo, Lidl, Pingo Doce, Recheio e Uniarme.

De acordo com a análise realizada em 2015 pelo Centro de Estudos da Universidade Católica para a APED, 21% dos inquiridos utiliza oleões ou pontos de recolha municipais e 22% utiliza os pontos colocados em super/hipermercados. A partir dos cerca de 536 pontos de recolha existentes na rede de associados da APED, e também em resultado de produção própria, foram encaminhadas no ano passado mais de 450 toneladas de óleos alimentares para valorização.

Contudo, uma parte significativa da população (31%) continua a despejar os óleos alimentares usados nos esgotos, com estes números a apontar para a necessidade de reforçar estas campanhas de sensibilização dirigidas sobretudo à população “não separadora”.

Os inquiridos neste estudo sugerem ainda um conjunto de medidas que aumentem a separação e reciclagem de óleos alimentares usados. São elas a existência de pontos de recolha situados nas proximidades das habitações, receber das entidades competentes um ecoponto doméstico para recolha de óleos, existir um serviço de recolha porta-a-porta e haver mais informação sobre o processo de separação e reciclagem. “Há vários anos que a distribuição contribui para a sensibilização dos consumidores para este tema e disponibiliza centenas de pontos de recolha óleos alimentares usados nos espaços associados. Acreditamos que os resultados têm sido positivos, mas esta campanha surge da necessidade de continuar a promover o envolvimento de todos para esta causa ambiental”, realça Ana Isabel Trigo Morais, diretora geral da APED.

Esta iniciativa está enquadrada na missão e valores da APED, nomeadamente nos princípios da Carta do Ambiente que se dirigem à sensibilização ambiental e informação aos consumidores.

O óleo alimentar usado pode ser transformado em biodiesel, sabão, velas, entre outras aplicações. Para a sua reciclagem basta que seja colocado numa garrafa de plástico, que deverá ser depois depositada num oleão.

Jerónimo Martins vende participação na Unilever Jerónimo Martins

Bagga abre nova loja em Telheiras