Apecate
in

Apecate mostra que as experiências turísticas estão de volta

Na passada sexta-feira, dia 19 de junho, realizou-se em Lisboa o APECATE DAY, uma iniciativa desenvolvida pela Apecate – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, com o objetivo de sublinhar a importância do sector para a competitividade e dinamismo económico nacional, demonstrando que as empresas que prestam serviços de animação turística em Lisboa se encontram preparadas para receber turistas nacionais e internacionais.

Num país em que o turismo é determinante para a economia, as empresas de congressos, animação turística e eventos são vitais e dão um grande contributo, ao proporcionar experiências diferenciadoras e argumentos para os turistas visitarem o país, assim como são um dos fatores de empregabilidade, nomeadamente no interior. É preciso experienciar Portugal e é isso que este sector proporciona: que se viva Portugal, em segurança, de acordo com as recomendações dos nossos Guias de Boas Práticas“, defende António Marques Vidal, presidente da Apecate.

Apecate

Sendo um sector determinante para qualquer projeto de turismo, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, destacou a necessidade de começar a celebrar momentos e a mostrar que o sector está preparado para retomar atividade.

“Portugal é o melhor destino do mundo. Estamos numa altura em que temos de voltar ao nosso país e temo-lo todo para nós“, sublinhou o presidente do Turismo de Portugal, após vivenciar várias experiências ao longo da manhã, tais como o passeio nas bicicletas eléctricas, a experiência de veleiro, de helicóptero e de Tuk Tuk elétrico. Os participantes comprovaram o cumprimento das normas redigidas no Guia de Boas Práticas, manual desenvolvido pela Apecate, que conta com a revisão da Direção-Geral da Saúde. A secretária de Estado do Turismo destacou ainda que as experiências continuam a “transmitir boas sensações“.

Apecate

Guia de Boas Práticas

Apesar das dificuldades sentidas desde que foi decretado o estado de emergência, a Apecate tem realizado várias iniciativas com o intuito de auxiliar o sector, a mais recente sendo o Guia de Boas Práticas. Estes guias deverão ser os elementos de referência para todas as empresas do sector ao apresentarem medidas especificas que permitem uma retoma com maior segurança e controlo.

A Apecate está também a estudar a possibilidade de alargar à área de congressos e eventos o selo “Clean and Safety”, da responsabilidade do Turismo de Portugal. A associação considera que não se pode excluir esta validação num sector tão importante, existindo cada vez mais áreas de atividade complementares com o selo.

No momento, está a ser desenvolvida uma nova ação da Apecate mais direcionada para o sector dos congressos e eventos.

APAN

Tiago Simões, da Sonae MC, preside à direção da APAN

Casa

Casa pede proteção de credores