in

APCV traz Master Beer Sommelier belga para formação do sector

A APCV – Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja realiza o seu primeiro workshop de Beer Sommelier para os seus associados, de 14 a 18 de novembro, em Oliveira de Azeméis. A formação, a cargo da especialista belga Sofie Vanrafelghem, tem como objetivo aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar a capacidade de comunicação do valor da cerveja e da sua harmonização com os diferentes alimentos.

Durante cinco dias, 27 técnicos cervejeiros representantes das empresas cervejeiras  ECM – Empresa de Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, SCC-Sociedade Central de Cervejas e Bebidas e Unicer e dos micro cervejeiros associados da APCV Essência D’Alma (Vadia), Os Três Cervejeiros (Sovina), HappyEvasion (Rollsbeer) e Praxis-Cervejas de Coimbra (Praxis)  vão receber formação avançada em matérias como estilos de cerveja, degustação sensorial (visual, olfativa e gustativa), a arte de servir corretamente, a importância do copo ou, ainda, a correta harmonização entre cerveja e os alimentos, entre outras.

No total serão 40 horas de formação, divididas por sete módulos e com uma forte componente prática. O secretário geral da APCV, Francisco Gírio, explica que “apesar de todos os participantes serem já conhecedores do universo da cerveja, a APCV reconhece a importância da promoção da cultura cervejeira ao nível interno como forma de aumentar o reconhecimento da categoria e o valor do produto fora do próprio sector. Portanto, esta formação, que será a primeira de muitas outras, apresenta-se como um estímulo interno do sector para externalizar estes conhecimentos, tendo como objetivo a dignificação da cerveja junto do consumidor. E, para elevar a paixão pela cerveja, trazemos a Portugal, pela primeira vez, uma reconhecida Master Beer Sommelier, Sofie Vanrafelghem, uma das mais dinâmicas figuras femininas no panorama atual.

Sofie Vanrafelghem, Master Beer Sommelier, é uma cervejeira qualificada e apaixonada pela cultura cervejeira, assumindo que o seu objetivo profissional é o de colocar esta bebida no mapa global. Dentro do seu projeto “Sofie’s World” desenvolve uma panóplia de atividades que vão desde a formação de quadros da indústria de hotelaria e turismo do Dubai a Nova Iorque e a consultoria para restaurantes, empresas e escolas, passando pela autoria de livros e colunas em meios de comunicação e a atividade como professora na General Beer Knowledge e de jurada em prestigiadas competições do sector, como o World Beer Cup e o Mondial de la Bière. Em 2014, tornou-se cavaleira honorária da Knighthood of the Brewers’ Mash Staff e, em 2015, ganhou o galardão de Beer Personality of the Year.

Sofie Vanrafelghem é ainda a fundadora do movimento belga “Vrouwen en Bier” (Mulheres e Cerveja) com o objetivo de encorajar o público feminino a experimentar a cerveja e, ao mesmo tempo, dissipar mitos como, por exemplo, a cerveja engordar ou que simplesmente se trata de uma bebida inadequada às mulheres.

Dory Reserva Branco eleito melhor vinho do ano

DoctorGummy chega às farmácias portuguesas