in

ANIPLA e ECPA desafiam a pensar sobre o futuro da agricultura

A ANIPLA e a ECPA, respetivamente as associações nacional e europeia para a proteção das plantas, participam na 55.ª Feira Nacional da Agricultura, que se realiza até ao próximo dia 10 de junho no CNEMA, em Santarém, este ano especialmente dedicada ao tema “Olival e Azeite”.

Esta sexta-feira, dia 8 de junho, foi o dia escolhido para as iniciativas das duas associações. No espaço público do evento, a ANIPLA vai ao encontro dos visitantes, partilhando informação e desafiando as pessoas a pensar sobre a agricultura. Através da distribuição de informação sobre a produção agrícola nacional, onde inclui propostas de algumas receitas caseiras, as promotoras da ANIPLA vão questionar o público sobre o conhecimento que este tem sobre os atuais desafios à agricultura nacional.

A informação partilhada está em sintonia com a campanha da ANIPLA, “Considere os factos”, lançada pela associação em 2017 e que vai já no seu segundo ano. Esta iniciativa tem como objetivo criar e estimular diálogo público sobre a produção de alimentos. Para António Lopes Dias, diretor executivo da ANIPLA, “no segundo ano da campanha, estamos ainda mais certos de que o sector agrícola tem que sair do campo e ir ao encontro dos consumidores, para que as famílias portuguesas possam conhecer, e assim apoiar, uma atividade milenar tão fulcral na vida em sociedade e que deve ser protegida”.

Por outro lado, no auditório principal do recinto, o diretor geral da ECPA, Jean Phillipe Azoulay, é um dos oradores na conferência internacional organizada pela CAP que visa debater os grandes desafios para a agricultura no futuro. O responsável da European Crop Protection Association vai abrir o debate sobre a importância da inovação na agricultura para poder produzir alimentos para uma população crescente.

A conferência, que será encerrada pelo primeiro-ministro, António Costa, integra ainda uma mesa redonda e as apresentações de Paolo de Castro, deputado ao parlamento europeu e vice-presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e de Carlos Moedas e Phil Hogan, respetivamente os comissários europeus para a investigação, ciência e inovação e para a agricultura e desenvolvimento rural.

Para Jean Phillipe Azoulay, diretor geral da ECPA, “os europeus contam com uma grande variedade de produtos agrícolas, com elevados níveis de segurança, graças a um trabalho de grande cooperação entre a ciência e os produtores. O poder político deve ser capaz de defender a aposta na inovação e na tecnologia, que são o que tem permitido aos produtores agrícolas continuar a produzir grandes quantidades de alimentos, seguindo escrupulosas regras de segurança e total respeito pelos recursos naturais”.

Activia lança nova gama de líquidos

ANTRAM e Governo assinam protocolo negocial