in

ANEBE defende reforço dos programas de prevenção do consumo de álcool por menores

A Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas ANEBE (ANEBE) considera positivo o facto dos jovens portugueses estarem a consumir menos bebidas alcoólicas. A tendência sobressai no “Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Droga e outros Comportamentos Aditivos e Dependências – 2019”, divulgado pelo SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

A ANEBE considera os números encorajadores, que atestam a importância de continuar a exercer um papel de responsabilidade social de prevenção em matéria de álcool nos menores de idade.

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso é uma das maiores preocupações e prioridades de ação da ANEBE e de toda a indústria das bebidas espirituosas.

João Vargas, secretário-geral da ANEBE, afirma que “há um caminho a percorrer e não devemos baixar a guarda”. Sobretudo, “importa não obliterar os ganhos conseguidos nos últimos anos. Vivermos em plena situação de pandemia, não deve retirar importância a outras questões relevantes de saúde pública. O consumo de bebidas alcoólicas por menores é uma batalha que só pode ser ganha em cooperação com todos os intervenientes, públicos e sociedade civil”.

 

“Menores nem uma Gota”

A ANEBE desenvolve com vários parceiros da sociedade civil – associações juvenis, associações académicas nas áreas da medicina e enfermagem, escolas, associações da economia social – o programa “Menores nem uma Gota”.

O programa tem como missão mobilizar a sociedade portuguesa para o cumprimento das metas e objetivos do Plano Nacional para a Redução de Comportamentos Aditivos 2020, que visam a redução do consumo de bebidas alcoólicas a menores.

Entre 2017 e 2020, o programa “Menores nem uma Gota” desenvolveu várias ações de prevenção e sensibilização por todo o país com escolas, pais e alunos, assim como uma estratégia digital destinada aos pré-jovens e jovens.

A ANEBE apela a toda a sociedade civil para se manter vigilante e continuar o esforço de promoção de iniciativas de prevenção de consumo de álcool com escolas, alunos e pais para este grande desígnio.

Publicidade

Danacol

Danacol lança um novo formato

Martim Moniz acolhe novo Continente Bom Dia