André de Aragão Azevedo é o novo diretor executivo de Tecnologia da Microsoft Portugal, ficando assim responsável pela promoção da tecnologia como fator de transformação das empresas e organizações nacionais. Neste âmbito, tem a seu cargo a coordenação do plano de capacitação tecnológica do ecossistema de startups e de centros de investigação com base em serviços cloud, bem como a capacitação digital dos cidadãos e profissionais ao longo do seu ciclo de vida.
Na Microsoft Portugal desde 2012, André Azevedo identifica como principal desafio desta nova função assegurar que a tecnologia pode cumprir o seu papel de acelerador da transformação digital das empresas e da economia, num quadro regulatório em constante mudança, devido à entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), em maio próximo. “Sabemos que os desafios de um mundo cada vez mais digital vão muito além da tecnologia, tendo impacto direto na vida e direitos dos cidadãos e obrigando a uma permanente adaptação e acompanhamento do quadro regulatório. Cada vez mais importa saber interpretar uma mensagem, ter a capacidade de a transmitir de forma clara e simples e agir em conformidade. Neste sentido, a minha formação jurídica é um complemento fundamental à experiência tecnológica e de suporte ao negócio que desenvolvi durante o meu percurso profissional no sector público e já na Microsoft. Como NTO (National Technology Officer), assumo o compromisso de apoiar as empresas privadas e as instituições públicas em Portugal a estarem conformes com o novo regulamento europeu, sendo certo que a Microsoft enquanto empresa estará integralmente ‘compliant’ com o RGPD antes de 25 de maio de 2018”, afirma André Azevedo.
A quatro meses da entrada em vigor desta nova norma, que impõe um agravamento significativo do quadro sancionatório perante o incumprimento, André Azevedo assume uma pasta fulcral na Microsoft Portugal. Advogado de formação, viajou para Macau aos 23 anos. Trabalhou nos sectores público e privado como consultor jurídico, apoiando a fase prévia e posterior da transição de Macau para administração chinesa. Em 2005, regressou a Portugal para trabalhar na Assembleia da República, como assessor parlamentar das Comissões de Assuntos Constitucionais, Negócios Estrangeiros e de Ética. Em 2008, com a remodelação governamental do Ministério da Saúde, tornou-se chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, durante um período de mais de três anos. “Esta foi a primeira vez que tive contacto direto com os sistemas de informação, uma vez que estavam sob a nossa tutela”, refere o novo NTO da Microsoft Portugal. “Foi durante este período que compreendi que os sistemas de informação são críticos para qualquer reforma do sistema de saúde em termos de transformação de cuidados assistenciais, indução de eficiência e sustentabilidade futura”, conclui.
Com um percurso profissional caracterizado pelo conhecimento do sector público e da administração pública e pela experiência internacional alcançada em Macau, André Azevedo entrou na Microsoft Portugal, em 2012, com funções de gestão comercial no sector público.
André Azevedo é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, é casado e tem três filhos.