in

Amazon ameaça o domínio da Worten

A expansão da Amazon em Espanha poderá significar a sua entrada em Portugal e uma ameaça para o atual domínio da Worten.

Uma nota de análise do Caixa Banco de Investimento destaca que a Amazon deverá atravessar a fronteira “mais cedo ou mais tarde” e, embora não haja informação oficial, o CaixaBi sustenta que “a possibilidade de tal vir a acontecer a relativamente breve trecho é agora mais elevada”.

Recorde-se que recentemente a Amazon anunciou um acordo com a Repsol para a instalação de pontos de recolha de encomendas nos postos de abastecimento em Portugal e Espanha. Nos últimos anos, a empresa fundada por Jeff Bezos apostou fortemente em Espanha, onde, desde 2011, já investiu mais de 500 milhões de euros e abriu seis centros logísticos.

A concretizar-se a entrada da Amazon no mercado português, a Worten seria, a par da Fnac e da Media Markt, a principal ameaçada, no entender do Caixa BI. “A referência à potencial entrada da Amazon no nosso mercado doméstico destina-se a chamar a atenção dos investidores para alterações importantes no mercado de eletrónica de consumo, tanto a nível europeu como no mercado ibérico, onde a Worten atua”. D

e acordo com o banco de investimento, a Sonae tem vindo a melhorar a sua oferta online na “tentativa de assegurar a fidelização de clientes de e-commerce e dificultar a vida a concorrentes atuais e potenciais”. O CaixaBI afirma ainda que “não seria surpreendente que a Sonae tomasse uma atitude agressiva neste segmento em breve”.

O banco chama também a atenção para a entrada da Mercadona em Portugal e o seu impacto no negócio de retalho da Sonae.

FrieslandCampina vende divisão de sumos de fruta

Marcas já não são tão importantes para os consumidores atuais