in

Alibaba revela loja do futuro

A resposta da Alibaba ao conceito de supermercado Amazon Go, totalmente automatizado, já está pronta. O grupo chinês apresentou o Tmall Supermart, um conceito recheado de tecnologia, desde provadores virtuais ao reconhecimento facial.

Este protótipo foi apresentado no Dia dos Solteiros, a 11 de novembro, quando a Alibaba realizou o seu maior evento de vendas do ano. Qualquer um que entre no supermercado tem de registar-se com o seu smartphone e um código QR. Este processo automaticamente relaciona o cliente com a sua conta Alipay e, uma vez concluído, pode simplesmente colocar os produtos no seu carrinho de compras.

Alguns produtos têm uma câmara que pode “ler” o estado de espírito do cliente, com a Alibaba a introduzir um sistema de descontos emocionais nas suas etiquetas eletrónicas. Se o cliente sorrir para o produto, o preço desce. Quanto maior o sorriso, maior o desconto.

Toda a área de compras tem espelhos inteligentes, provadores virtuais e máquinas de compra onde os clientes podem colocar as suas encomendas e sincronizar essa informação com a plataforma Tmall. O objetivo é permitir que testem os novos produtos através destas máquinas e possam comprá-los em maior quantidade online. A máquina indica quais dos produtos mais populares têm mais stock online e o inverso.

Os pagamentos são feitos numa cabine, onde o cliente mostra a sua face e o pagamento é feito através de reconhecimento facial via Alipay.

O conceito Tmall Supermart é totalmente self-service, algo que não é novidade na China, com a Auchan a expandir um conceito de lojas de conveniência sem colaboradores e a própria Alibaba a desenvolver as lojas Hema, onde também não existem caixas de pagamento.

Ainda não é certo se a Alibaba irá lançar o conceito Tmall Supermart como uma cadeia de supermercados ou se irá comercializar a fórmula, de modo a que outros operadores possam implementar estas tecnologias nas suas próprias lojas.

Publicidade

Luís Veiga Martins conclui mandato de 12 anos à frente da Sociedade Ponto Verde

Chegou o Azeite Novo Gallo 2017/18