Lazada
Foto Koshiro K/Shutterstock
in

Alibaba acelera a expansão na Europa

O gigante de comércio online Alibaba investiu 912,5 milhões de euros no reforço da sua plataforma Lazada com vista a iniciar a sua atividade na Europa o mais rapidamente possível.

Esta quantia junta-se aos quase 379 milhões de euros injetados em maio passado para o mesmo fim, e com os quais a empresa deixa clara a sua intenção de apostar na sua expansão internacional, de acordo com informações do portal moda.es.

 

Lazada

Criada em 2012 com a intenção de se tornar o equivalente asiático da Amazon, 51% da Lazada foi adquirida em 2016 por 1.000 milhões de dólares pela Alibaba, que, um ano mais tarde, investiu mais 1.000 milhões de dólares para aumentar o seu papel na plataforma para 83%.

Os planos atuais são de duplicar a base de clientes do marketplace para 300 milhões e aumentar o GMV para 100 mil milhões de dólares até 2030.

Na Europa, a Alibaba seguirá um formato de vendas que consiste em parcerias com distribuidores locais, um modelo completamente inovador para a empresa, dado que a sua única plataforma na Europa, Aliexpress, vende quase todos os seus produtos a partir da China.

Neste mercado, onde opera com plataformas como a Tmall, SunArt e Taobao, as vendas da empresa sofreram um abrandamento no crescimento. “Na China, o GMV diminuiu em categorias chave para o nosso negócio, como a moda e os acessórios“, reconheceram os porta-vozes de Alibaba na apresentação dos resultados trimestrais. Fora do país, as operações do grupo são de apenas 5%.

GS1 Portugal

GS1 Portugal premeia retalhistas e fornecedores com melhores níveis de serviço

Makro

Makro Portugal celebra 32º aniversário com os seus clientes