in

Ahold Delhaize e Tesco criam fundo de investimento

Para acelerar a inovação no sector

W23 Global Tesco Ahold Delhaize

Cinco retalhistas internacionais, incluindo a Ahold Delhaize e a Tesco, criaram um fundo para investir em startups e scale-ups com potencial para mudar o sector do retalho alimentar e enfrentar os desafios da sustentabilidade.

O fundo, denominado W23 Global, tem por objetivo acelerar a inovação no sector do comércio retalhista de produtos alimentares. Para além dos dois gigantes retalhistas europeus, são também cofundadores a Woolworths da Austrália, a Empire/Sobeys do Canadá e a Shoprite da África do Sul. Nos próximos cinco anos, irão investir em conjunto 125 milhões de dólares (115 milhões de euros), refere o comunicado de imprensa.

Especificamente, o W23 Global procurará empresas que utilizem a tecnologia para oferecer aos consumidores uma melhor experiência de compra, aumentar a eficiência na cadeia de valor, reduzir as emissões e os resíduos ou centrar-se na inovação nas embalagens, rastreabilidade e transparência dos produtos, escolhas saudáveis e biodiversidade.

O fundo será dirigido pela belga Ingrid Maes, que atualmente dirige o fundo de inovação da Woolworths. Tem uma vasta experiência no mundo do retalho: depois de oito anos como consultora na Accenture, trabalhou para a cadeia de supermercados australiana Coles durante cinco anos e está na Woolworths desde 2012.  “Numa altura em que a inovação está a remodelar o retalho e as cadeias de valor em toda a economia, pretendemos oferecer aos nossos investidores um acesso incomparável à inovação transformadora no sector da mercearia e da sustentabilidade em todo o mundo. O W23 Global também trabalhará com os seus investidores para identificar desafios comuns ainda não resolvidos e identificar os empresários mais bem colocados para inovar em novas soluções”, afirma.

 

Siga-nos no:

Google News logo

consumo alimentar inflação

Sector alimentar europeu cresceu 8,6% em 2023

Lantern vegan

Mais de 10% dos portugueses é vegan, vegetariano e flexitariano, mas número diminuiu