in

AEP e 21 empresas nacionais presentes numa das mais importantes feiras do sector alimentar

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a AEP – Associação Empresarial de Portugal e 21 empresas nacionais estão na Feira Gulfood 2019, a maior do Médio Oriente e uma das mais importantes a nível mundial para o sector alimentar.

A participação da AEP nesta 24.ª edição da Feira Gulfood enquadra-se no programa BOW – Business on the Way e é a segunda iniciativa levada a cabo este ano neste mercado, depois da feira Arab Health (sector médico-hospitalar), que decorreu no mês de janeiro.

A Gulfood 2019, que conta com a presença de 21 empresas portuguesas dos sectores da alimentação e bebidas, recebeu a visita do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que acompanhou a abertura do certame e a delegação da AEP.

Para Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP, “os mercados do Médio Oriente são importantes para as empresas portuguesas que se querem expandir. Tradicionalmente, são mercados importadores com os quais os portugueses se conseguem relacionar facilmente. Em 2018, a Gulfood recebeu cerca de 100 mil visitantes profissionais oriundos de 185 países e os resultados das empresas portuguesas que marcaram presença foram positivos.”

Atualmente, o sector alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os sete mil milhões de dólares anuais. Estima-se que, em 2020, este mercado possa atingir 50 mil milhões de dólares, correspondendo 90% deste valor a produtos importados.

As empresas que integram a delegação da AEP são a Ano 2000, AZCOA – Azeites do Coa, Azinor, Binómio – Produtos Alimentares, Cerealis, Choconasa, Cister, DacsAtlantic, Diatosta, Maçarico, Mendes Gonçalves, Novarroz, Quinta de Jugais, Sabores das Quinas, Valente Marques, Vieira de Castro, Bicafé, Águas do Alardo e Vhumana.

O programa BOW – Business on the Way é desenvolvido pela AEP Internacional no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020. Em 2019, a AEP tem um ambicioso programa para a internacionalização das empresas portuguesas, estando previstas missões comerciais e presenças em feiras em 46 países. No âmbito desta iniciativa, em 2018, foram desenvolvidas ações em 22 feiras internacionais, 15 missões empresariais e cinco missões inversas, nas quais participaram cerca de 300 empresas.

Portugueses consideram que veículos elétricos destinam-se só às grandes cidades

Jameson apresenta segunda edição do Whatsapp bar