A Adega de Borba vai lançar uma edição comemorativa do Montes Claros Reserva Tinto 2012, com 350 garrafas numeradas. O lançamento acontece no âmbito das comemorações do 350º aniversário da Batalha de Montes Claros, a 17 de Junho de 1665, no Alentejo, a última de uma série de batalhas que garantiram a independência de Portugal durante a guerra da restauração.
O lançamento desta edição especial terá lugar amanhã, 17 de junho, na Escola das Armas, em Mafra, numa cerimónia militar que se vai desenrolar ao longo da manhã, com a inauguração de uma sala em honra da batalha de Montes Claros e a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Borba e a Câmara Municipal de Mafra.
As comemorações prosseguem em Borba, com uma cerimónia militar na Praça da República e inauguração dos bustos do Marquês de Marialva e do Conde Schomberg, terminando no dia 21 de junho com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército.
João Mota Barroso, Presidente da Adega de Borba, refere que “esta é uma edição muito especial, pois em 2015 comemoram-se não só os 350 anos da Batalha de Montes Claros, mas também o 70º aniversário da marca Montes Claros, uma das marcas mais icónicas da Adega de Borba, que se distinguiu, logo em 1945, pela sua qualidade singular, e que tem já edições Colheita, Reserva, Garrafeira e ainda um Espumante Branco.”
O Montes Claros Reserva Tinto 2012 apresenta uma cor granada profunda. O seu aroma é rico e cheio, evidenciando aromas a compota, geleia e cacau. Produzido a partir das castas Aragonez, Cabernet Sauvignon, Syrah, Touriga Nacional e Trincadeira, revela um sabor macio, encorpado e complexo, com destaque nas notas de frutos pretos muito maduros e taninos robustos, persistentes, que garantem longevidade.
O lote final estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, e 6 meses em garrafa para afinamento final, o que conferiu a este vinho maior complexidade, estrutura e riqueza, tornando-o indicado para acompanhar pratos de carne e queijos.