in

Adega de Borba assinala 65 anos

No dia 24 de abril de 1955, a convite da Direção do Grémio da Lavoura de Borba, reuniu-se um grupo de viticultores com a intenção de fundar a Adega de Borba. No dia 30 do mês de abril de 1955 tomou posse, em Borba, a primeira direção da adega cooperativa com o mesmo nome.

Fundada em 1955, a Adega Cooperativa de Borba (ACB) assinala, neste mês de abril, o seu 65.º aniversário. A primeira de uma séria de adegas no Alentejo, com o incentivo da, então, Junta Nacional do Vinho, num contexto sócio-económico em que o sector vitivinícola não tinha o protagonismo que hoje ocupa na economia regional e nacional.

Segundo assinala a ACB no seu site, “de facto, não fosse esse empurrão decisivo dado pelo referido organismo estatal, que assim permitiu uma organização comercial e de transformação para os vinhos do Alentejo, a cultura da vinha teria desaparecido completamente da região, pois todos os incentivos da época estavam virados para a cultura dos cereais e fazer do Alentejo o celeiro do país era uma política mais que consolidada para a época”.

Hoje, a Adega de Borba reúne 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha, distribuindo-se a sua produção por 70% castas tintas e 30% de castas brancas.

Mais de seis décadas a partilhar momentos com os portugueses à mesa, impulsionando a cultura da vinha e o valor das castas tradicionais que caracterizam o “terroir” de Borba e os vinhos de qualidade que produz, neste contexto difícil, em que os consumidores estão confinados ao seu lar, e no mês em que assinala 65 anos de atividade económica, a Adega de Borba continua a fazer chegar os seus néctares a todos os interessados através da loja online disponível em https://www.adegaborba.pt/loja/.

“Com este lançamento, temos como principal objetivo desenvolver e valorizar a categoria de leites infantis”

Makro Portugal opera temporariamente como grossista e retalhista