in

AB InBeV multada por abuso de posição dominante

A AB InBev foi multada, em 200 milhões de euros, pela Comissão Europeia, por abuso de posição dominante no mercado belga, ao restringir as vendas transfronteiriças entre a Bélgica e a Holanda.

De acordo com o comunicado de imprensa, a marca mais popular da cervejeira no mercado belga é a Jupiler, com 40% de quota de mercado em volume. Esta marca também é comercializada noutros países, caso da Holanda, mas a preços mais baixos, dada a sua menor popularidade.

A investigação conduzida por Bruxelas concluiu que a AB InBev abusou da sua posição dominante para levar a cabo uma estratégia deliberada para restringir as importações da Holanda. Esta estratégia materializou-se através da mudança dos rótulos dos produtos Jupiler na Holanda, eliminando o texto em francês e modificando o desenho e tamanho das embalagens. Paralelamente, limitou as vendas a um grossista holandês que exportava Jupiler para a Bélgica e negou-se a abastecer um retalhista de produtos muito populares no mercado belga, a não ser que este se comprometesse a deixar de importar a cerveja da Holanda. Além disso, condicionou determinadas promoções num retalhista na Holanda de modo a que este não as replicasse na Bélgica.

Chegou o marketplace de receitas saudáveis e entrega dos ingredientes em casa

Stef compra empresa francesa de packaging Dyad