in

“A climatização é uma das áreas mais importantes no negócio da Hisense”

Nuno Lourenço, AC&B2B Iberian Sales Director Hisense

Uma das áreas de maior aposta da Hisense, a nível ibérico, e particularmente em Portugal, tem sido o segmento de climatização. Nesse sentido, tem reforçado bastante a sua presença no retalho a nível nacional e acabou de estabelecer-se como parceira da EFRIARC, a associação do sector do ar condicionado e do frio industrial em Portugal. Nuno Lourenço, responsável ibérico por este segmento de mercado na Hisense Iberia, aborda em entrevista à Grande Consumo de que modo esta área de negócio tem vindo a ser desenvolvida. Continuar a ganhar quota de mercado e a fidelizar cada vez mais clientes é o objetivo da marca, confiante da sua proposta em termos de relação preço-qualidade-garantia.

Grande Consumo – A que se deve a aposta da Hisense no segmento da climatização? Era importante para marca, que se encontra a consolidar a sua presença no mercado português, apresentar uma estratégia de portfólio e multiproduto? Qual o peso da área de climatização nas vendas da Hisense em Portugal?

Nuno LourençoA climatização é uma das áreas mais importantes no negócio da Hisense, razão pela qual a marca detém a maior fábrica de VRF (volume de refrigerante variável) do mundo. Neste momento, marcamos uma forte presença no mercado nacional com uma gama completa de equipamentos de ar condicionado. Gama doméstica (monosplits e portáteis), gama comercial (multis, conductos, Aaerotermia, etc.) e gama industrial (VRF).

 

GC – Em que se diferencia a oferta da Hisense, nesta área de negócio, face a outras marcas com mais “histórico” a trabalhar este mercado? O que pode a marca oferecer aos seus parceiros do retalho e, por sua vez, aos consumidores?

NLSem dúvida, a melhor relação preço-qualidade-garantia. Neste momento, a Hisense oferece a todos os clientes a possibilidade de terem três anos de garantia total nos equipamentos da gama doméstica e cinco anos para toda a gama em compressores. Por sua vez, na gama VRF, oferece cinco anos de garantia total. É, sem dúvida, a maior garantia do mercado nacional e queremos conquistar a confiança dos clientes, através da qualidade com um preço mais competitivo.

 

GC – A sustentabilidade está, mais do que nunca, presente nesta área de negócio? De que modo? Pode-se pensar em “fazer frio” sem ter com isso soluções tecnologicamente avançadas do ponto de vista do consumo energético, logo, mais sustentáveis e eficazes?

NLSem dúvida que a elevada eficiência dos equipamentos da Hisense é uma prioridade, visando os baixos consumos e utilizando os gases mais amigos do meio ambiente como o R32.

 

GC – Que novidades apresentaram ao mercado este ano? A Covid-19 veio, de algum modo, atrasar o “pipeline” de inovação e introdução de novos produtos prevista nesta área de negócio, este ano?

NLEste ano, a marca lança a gama de VRF, mini VRF e Aerotermia. Temos, também, o lançamento de um equipamento a que chamamos VRF Multifunção. Basicamente, é um equipamento que permite satisfazer todas as necessidades térmicas de uma casa, de forma mais eficaz e confortável. Em resumo, é capaz de climatizar usando água como fluído para fazer aquecimento e AQS. Por sua vez, utiliza o sistema refrigerante para fazer face às necessidades de refrigeração. Também pode fazer aquecimento através das unidades de expansão direta.

Em zonas costeiras, onde a carga de refrigeração é alta, esta unidade é excelente, pois utiliza unidades de expansão direta em vez de bombas de calor, tendo um claro benefício na desumidificação (algo tão importante ). Por sua vez, consegue aquecer as águas sanitárias sem qualquer custo quando está no modo refrigeração, devido ao aproveitamento de calor, com benefícios nos baixos consumos energéticos

 

GC – A integração de IoT (Internet of Things) nas soluções de frio da marca é também uma realidade? Quais são os benefícios que essa mesma integração pode aportar aos produtos da marca?

NLA Hisense tem apostado muito na integração de IoT em todos os seus equipamentos e desenvolveu também aplicações para os telemóveis (Hi Smart), de forma a manter a conetividade com os equipamentos. Sendo uma empresa de eletrónica, toda a tecnologia de ponta está integrada em todos os produtos da marca.

GC – Onde é possível encontrar as soluções da Hisense? Em que canais de comercialização se fazem representar?

NLPrincipalmente, no canal de retalho e profissional. Sendo equipamentos onde a componente de instalação é muito importante, selecionamos estes dois canais como prioritários para a venda e instalação dos nossos equipamentos de ar condicionado.

 

GC – Faz parte da estratégia da marca apresentar uma loja online, de venda direta ao público, a breve trecho? A pandemia veio demonstrar, ou reforçar, a pertinência do comércio eletrónico como canal alternativo de vendas ou não faz parte da estratégia da marca, seja para a comercialização de produtos de frio ou de qualquer outra área de negócio?

NLNão faz parte da nossa estratégia ter uma loja online. Como referi, é tão importante a seleção de um bom equipamento, como uma correta instalação. Por esse motivo, não apostamos na venda online ,de forma a garantir um acompanhamento personalizado e a correta instalação dos nossos equipamentos por profissionais certificados para o efeito.

 

GC – Recentemente, a Hisense tornou-se membro da EFRIARC, Associação do Sector do Ar Condicionado e do Frio Industrial. O que é que a filiação à associação pode aportar? É uma questão puramente operacional? Era importante para a marca esta questão?

NLSem dúvida que a EFRIARC é uma referência no sector da climatização em Portugal e a Hisense não podia deixar de ser membro. Queremos, inclusive, reforçar a nossa aposta e podemos já anunciar que a Hisense será um dos patrocinadores principais do maior evento de climatização que vai acontecer no nosso país, em 2021, o CIAR. Isto é apenas uma iniciativa que mostra a importância do mercado nacional para a marca e aposta neste segmento de mercado.

 

GC – O que seria um bom ano para a Hisense, a nível da comercialização de soluções de climatização?

NLContinuar o caminho que temos vindo a percorrer nestes últimos anos, a ganhar quota de mercado e a fidelizar cada vez mais clientes. O nosso objetivo é que os clientes instalem um equipamento da Hisense, porque a seguir sabemos que facilmente irão reconhecer que somos a marca com a melhor relação preço-qualidade-garantia.

Publicidade

Aquanostra

Aquanostra tem nova plataforma de produtos e aposta no segmento da restauração

agroalimentar

Impacto da crise no agroalimentar europeu deverá ser limitado