A Ocado anunciou um grande avanço no desenvolvimento de soluções robóticas de recolha de alimentos para as suas lojas e criou um braço robótico capaz de agarrar com segurança mais de 48 mil itens.
Este lançamento é o resultado de uma estreita colaboração entre a Ocado Technology e a Technische Universität Berlin e faz parte do projeto SoMa, um programa financiado pela União Europeia para a investigação e a inovação no campo da robótica humanóide.
O projeto SoMa também inclui investigadores, académicos e cientistas da Universidade de Pisa, o Instituto Italiano de Tecnologia (IIT), Deutsches Zentrum für Luft und Raumfahrt (DLR), o Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria e a Disney Research Zurich.
“A Ocado e os seus parceiros académicos estão a desenvolver algumas das tecnologias mais inovadoras no campo da robótica. Com o SoMa, estamos a perseguir uma nova direção para o aperto robótico e segurança de itens facilmente danificados, como frutas e legumes. O RBO Hand 2, desenhado pela Technische Universität Berlin, oferece uma solução versátil, económica e segura para o aperto robótico e a manipulação“, explica Graham Deacon, chefe da equipa de investigação robótica da Ocado Technology.
Para evitar danos em produtos alimentares sensíveis e imprevisíveis, o braço robótico utiliza o princípio da utilização de restrições ambientais para estabelecer uma interação cuidadosamente orquestrada entre a mão, o objeto a ser capturado e o meio ambiente circundante do respetivo artigo .


