in ,

75% dos homens portugueses utilizam produtos de beleza

De acordo com um estudo realizado pela L’Oréal Portugal, 75% dos homens portugueses usam produtos de beleza e 89% tem um papel ativo na escolha e na compra dos produtos que utilizam.

Estima-se que as marcas exclusivas de homem representem 10% de todo o mercado. No entanto, este valor não representa a utilização total, uma vez que mais de metade dos homens (64%) ainda utiliza gamas unissexo.

É em perfumarias que a compra de marcas exclusivas de homem se destaca (47%) face aos restantes canais de compra. O canal onde os homens mais compram produtos exclusivos masculinos e/ou unissexo são as grandes superfícies, apesar de se verificar um crescimento dos canais mais especializados, como perfumarias e farmácias.

Os homens são muito fiéis às marcas. 39% compra sempre a mesma marca e 55% tem uma marca habitual, mas muda ocasionalmente.

O consumidor de produtos de beleza destaca-se por ter um perfil mais jovem (63% tem menos de 44 anos), enquanto o perfil dos utilizadores de higiene é mais velho (48% tem mais de 45 anos). Os homens mais jovens, entre os 18 e os 30 anos, revelam ter “bastante cuidado com a aparência”, um número interessante quando se verifica que, na mesma faixa etária, apenas 33% das mulheres admitem ter este nível de cuidado.

Nos jovens, o cabelo é o elemento ao qual dão mais importância (58%), seguido dos dentes (56%), roupa em geral (53%) e barba (48%). Quando questionados sobre o que fazem para melhorar a aparência, os homens valorizam a alimentação saudável (72,7%) e ir ao ginásio (30,4%), mas também aspetos relacionados com beleza, como utilizar perfume (22,5%) e cremes (17,2%), que surgem na terceira e quarta posições.

Para o público masculino a informação na loja e a proximidade ainda são bastante relevantes e as barbearias surgem com um papel cada vez mais ativo no cuidado, não só do cabelo (95%) como da barba (30,5%). Aliás, outra das conclusões do estudo é que a barba está a ganhar importância, principalmente nos “targets” mais jovens, e há uma maior sofisticação na forma de fazer a barba. De acordo com os inquiridos, 68,4% usa ou usou barba nos últimos meses e 27% utiliza produtos específicos para cuidar da barba.

No entanto, verifica-se que 11% não utiliza produtos de beleza porque não sabem como cuidar e é neste ponto que as marcas podem ajudar com aconselhamento e tutoriais.

Relativamente à procura de informação sobre produtos de higiene e beleza, 47% procura no próprio local de compra. A recomendação através de amigos e familiares e a Internet surgem em seguida, com 24% e 23%, respetivamente.

O aconselhamento é bastante valorizado nas categorias de tratamento de cabelo, de corpo e de rosto.

O estudo analisa o consumo masculino em duas categorias: beleza, que incluiu produtos de tratamento de rosto, de corpo, de cabelo, “styling”, produtos para tratar a barba, coloração e maquilhagem; e higiene, onde estão incluídos champô, desodorizante, gel de duche, produtos para fazer a barba e perfume.

Jungheinrich lança campanha “2 ÁRVORES por 1 BATERIA LI-ION”

Companhias aéreas, vestuário e tecnologia motivam mais queixas no comércio online