in

Vinhos do Tejo crescem 12% nas exportações

Os Vinhos do Tejo confirmaram a dinâmica exportadora com uma evolução positiva em 2016, ao crescer 12% face e 2015, nomeadamente nas exportações para a Polónia e para o Brasil, dois dos principais mercados externos estratégicos da região.

Na Polónia, as exportações cresceram 161% de janeiro a dezembro de 2016. Já no Brasil, o aumento foi de 71%, no período homólogo.

Também as exportações para a China, importante mercado para a região, evidenciaram um crescimento em 2016, tendo alcançado um crescimento de 4,5%, no período acima mencionado.

Alguns mercados emergentes também se destacaram ao longo de 2016, com especial destaque para a Lituânia, Colômbia, Canadá, República Checa e Bélgica, que registaram aumentos significativos.

Foi a combinação da dinâmica em mercados como o Brasil e a Polónia, com novos mercados no leste da Europa, e na América Latina, que tornaram possível um crescimento de 12% nas exportações dos Vinhos do Tejo face a 2015, sendo este crescimento a dois dígitos um importante marco que confirma a importância da estratégia traçada pela Comissão Vitivinícola da Região do Tejo, cuja direção tem sido presidida por Luís de Castro, recentemente reconduzido como presidente da comissão para o próximo triénio.

Para este crescimento tem contado também a evolução na excelência e reconhecimento dos Vinhos do Tejo, um resultado direto da qualidade demonstrada pelos produtores da região, cujos vinhos foram premiados nacional e internacionalmente ao longo do ano de 2016. Entre esses concursos destacam-se, a nível nacional, o Concurso Vinhos de Portugal e o Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo. A nível internacional os Vinhos do Tejo consagraram-se em alguns dos mais prestigiados concursos: International Wine & Spirit Competition, Decanter World Wine Awards, Mundus Vini, Concours Mondial de Bruxelles, Challenge International du Vin, Vinalies Internationales, La Selezione del Sindaco, China Wine Awards, entre outros. Assim, no concurso Vinalies Internationales os Vinhos do Tejo arrecadaram 19 medalhas, nove de ouro e 10 de prata. Já no Berliner Wein Trophy 11 medalhas de ouro e quatro de prata. No International Wine & Spirits Competition (IWSC), foram ganhas oito medalhas de prata e 13 de bronze.

Ao todo, no ano de 2016, os Vinhos do Tejo alcançaram mais de 200 medalhas, aumentando assim o seu reconhecimento nacional e internacional.

A CVR Tejo planeia continuar a posicionar a região a nível nacional e internacional para níveis de elevada qualidade o que resulta, quer da forte aposta feita nos mercados de exportação quer da consolidação das vendas dos Vinhos do Tejo no mercado interno.

Heineken cresce 4,8%

Danone lança plano de redução de custos no valor de mil milhões de euros