Fernão Pires Tejo
in

Vinhos do Tejo celebram 2.ª edição do Dia da Fernão Pires

Fernão Pires é a casta branca mais plantada em Portugal, tendo no Tejo a sua maior expressividade: quatro mil hectares de vinha.

Este foi motivo de sobeja para que a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) tivesse decidido atribuir-lhe um dia específico, a fim de ser celebrada cá dentro e fora de portas. Assim sendo, desde o ano passado, o dia 20 de junho é, oficialmente, a data eleita.

Sendo ainda recente, vale a pena recordar que “a escolha da data poderia ter por base vários fatores, sendo que neste caso pesou o facto de ser o dia do município de Almeirim, concelho onde está plantada a maior mancha, não contígua e propriedade de vários agentes económicos, de Fernão Pires da região do Tejo: 30% de um total de cerca de quatro mil hectares de vinha desta casta”, afirmou Luís de Castro, presidente da CVR Tejo, em 2023.

O dia 20 de junho de 2024 marca a segunda edição desta efeméride, que volta a ser celebrada na região dos Vinhos do Tejo, desta feita com três atividades, numa réplica do que foi feito no ano passado e que veio para ficar.

 

“Portas Abertas” com Fernão Pires do Tejo à prova

Com vinhos de Fernão Pires em estreme, são vários os produtores de vinhos do Tejo que vão ter as suas adegas de portas abertas, promovendo assim a descoberta da casta, da vinha ao vinho.

A lista de produtores vai estar disponível em www.cvrtejo.pt.

Siga-nos no:

Google News logo

Cães de Pedra Giovanni Galli

Grupo Cães de Pedra adquire a Giovanni Galli

Sical parceria Santos Populares

Sical “marcha” nos Santos Populares