A Visa revelou um conjunto de inovações para transformar o futuro dos pagamentos digitais, com destaque para o lançamento do Visa Intelligent Commerce, uma solução que permite a agentes de inteligência artificial (IA) realizar compras em nome dos consumidores com segurança, personalização e autonomia.
O anúncio foi feito durante o evento global Product Drop, em São Francisco. “Vamos alterar fundamentalmente o comércio digital e torná-lo mais pessoal, mais relevante e mais satisfatório”, afirmou Ryan McInerney, CEO da Visa.
IA entra no processo de compra
O Visa Intelligent Commerce abre a rede da Visa a developers e engenheiros que estão a construir a primeira geração de comércio com IA. O sistema recorre à tokenização e à autenticação via APIs, garantindo que apenas agentes autorizados atuam em nome do utilizador. Os consumidores poderão definir limites, aprovar regras e acompanhar transações em tempo real.
“Em breve, os consumidores poderão ter agentes de IA que, em seu nome, navegam, selecionam, compram e gerem a sua jornada, com a segurança e resiliência da Visa”, antevê Rita Mendes Coelho, country manager da Visa em Portugal.
Nova vaga de produtos
Para além do comércio com IA, a Visa anunciou ainda cartões com stablecoins. Em parceria com a Bridge (Stripe), serão lançados cartões Visa ligados a stablecoins, disponíveis em múltiplos países através de uma única integração.
Outra novidade é a expansão do Visa Flex Credential. Desenvolvido com a Klarna, este cartão multifuncional permitirá alternar entre débito, crédito e “compre agora, pague depois”, com estreia europeia prevista para este ano.
Já o Visa Pay é uma nova solução que liga qualquer carteira digital a comerciantes, online e offline. A versão beta será testada na Europa, Ásia e América Latina.
Nota, ainda, para o Visa Accept, que permite a pequenos vendedores aceitar pagamentos diretamente via smartphone, sem terminal físico, com estreia prevista para julho na América Latina e Ásia.
11 mil milhões de dólares para preparar o comércio do futuro
A Visa investiu 11 mil milhões de dólares nos últimos cinco anos em tecnologia e inovação, com especial foco na integração da IA no ecossistema de pagamentos. Com parcerias que incluem nomes como Anthropic, IBM, Microsoft, OpenAI, Stripe e Samsung, a empresa que liderar a nova geração de comércio digital inteligente.
“O pagamento é o facilitador crítico do sucesso da IA no comércio. Se não houver pagamento, não há comércio”, frisou Ryan McInerney.