in

Mercado ibérico vai ter mais 30 centros comerciais até ao final de 2024

Oiça este artigo aqui:

No final de 2023, operavam 753 centros comerciais no conjunto do mercado ibérico, 173 dos quais em Portugal. Até ao final de 2024, estima-se que estejam operacionais mais cerca de 30 centros comerciais no conjunto do mercado ibérico, a maioria a abrir em Espanha, segundo o Observatório Sectorial DBK da Informa.

Em 2023, a área bruta locável situou-se em 20,6 milhões de metros quadrados, mais 0,6% do que em 2022, resultando numa área média por centro de cerca de 27.400 metros quadrados. Em Espanha, registou-se um aumento da área bruta locável de 0,6%, totalizando 16,7 milhões de metros quadrados, enquanto em Portugal subiu 0,5% para 3,9 milhões de metros quadrados.

A Andaluzia e Madrid são as comunidades autónomas de Espanha com o maior número de centros, acolhendo 116 e 108, respetivamente, no final de 2023, seguidas da Comunidade Valenciana e da Catalunha. Em Portugal, a oferta concentra-se nos distritos de Lisboa (33 centros) e Porto (25).

 

Tendência ascendente

Após a quebra registada em 2020, quer em termos do número de visitantes nos centros, quer de vendas no sector, tem-se observado uma tendência ascendente em ambos os indicadores, desde 2021, que deverá manter-se no curto prazo.

Na oferta dos centros, manter-se-á a tendência de aumento da penetração de estabelecimentos de restauração e outros tipos de estabelecimentos de serviços sem concorrência do canal online. A saturação comercial, nos principais centros urbanos, continuará a impulsionar o investimento dos operadores na reforma e redesenho dos seus centros operacionais, de acordo com estudo.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Podcast Ser+ Empatia na Gestão - Margarida Partidário

SER +: o podcast que aborda a importância da empatia na gestão

Cliente Mercadona

Mercadona destina 150 milhões de euros para voltar a baixar os preços dos seus produtos