InPost
in

InPost distribuiu 745 milhões de encomendas na Europa em 2022, 44% mais do que em 2021

A InPost, empresa de logística especializada em envios não domiciliários, distribuiu 745 milhões de encomendas em 2022, 44% mais do que em 2021.

O crescimento da InPost deu-se graças à sua rede híbrida de Ponto Pack e Lockers. Com o Ponto Pack, lojas locais atuam como intermediários e recolhem as encomendas que as transportadoras entregam, para depois as entregar aos seus proprietários, ou recolhem as encomendas que os utilizadores entregam para as transportadoras as recolherem. Os Lockers, por seu lado, são cacifos inteligentes situados em locais estratégicos de alta afluência, em que as transportadoras depositam as encomendas para que os utilizadores as possam recolher quando for mais conveniente.

Estas duas opções da InPost oferecem um maior nível de liberdade ao utilizador, uma vez que não tem de se preocupar em estar em casa quando chega a encomenda: é o próprio utilizador que decide em que Ponto Pack ou Locker quer recebê-la e quando irá fazê-lo”, explica Nicola D’Elia, CEO do Grupo InPost em Portugal, Espanha e Itália.

 

Sustentabilidade como objetivo da InPost

Uma vez que é o utilizador que decide onde irá recolher a sua encomenda, quase sempre escolherá um Ponto Pack ou Locker que se situe perto do seu local de trabalho, da escola dos seus filhos ou em lojas que visita com frequência. Isto permite eliminar viagens em veículos a motor, já que os utilizadores geralmente se deslocam a pé para estes pontos, de forma a recolherem as suas encomendas, ao contrário das transportadoras que usariam automóveis para chegar às casas dos clientes.

Um estudo da South Pole, uma empresa de consultoria e desenvolvimento de projetos climáticos, levado a cabo na cidade de Zaragoza, estimou que são emitidas 83 gramas de CO2e para entregar uma encomenda com o sistema de envio não domiciliário da InPost, comparado com 229 gramas de um modelo tradicional de porta a porta, uma diferença de 146 gramas de CO2e que não são emitidas para a atmosfera com cada encomenda entregue num Ponto Pack ou Locker.

Estas estimativas são para nós mais um motivo para continuar a desenvolver o nosso modelo, uma vez que procuramos entregas mais eficientes, sustentáveis e convenientes ,tanto para o utilizador como para e-commerce, e os dados demonstram que estamos a cumprir estes objetivos, em linha com a nossa intenção de ser neutros em carbono enquanto empresa até 2040”, destaca Nicola D’Elia.

 

Apoio do comércio local e de proximidade

O modelo da InPost contribui para a revitalização do comércio local, uma vez que as lojas que se convertem em Ponto Pack obtêm uma série de benefícios que vão desde os económicos, com rendimentos até 20% superiores, até aos publicitários, dado que ser um Ponto Pack as ajuda a alcançar novos potenciais clientes.

Quando uma loja se converte em Ponto Pack, não só recebe uma comissão por cada encomenda que recolhe e entrega ao seu proprietário, como esse utilizador que passa a recolher encomendas na loja muitas vezes realiza uma compra e converte-se num novo cliente, o que permite fazer publicidade do negócio sem investir um único cêntimo”, aponta D’Elia.

Graças a um crescimento constante, a InPost faturou 1.500 milhões de euros, em 2022, 53,8% mais do que em 2021, com LAJIDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) superiores a 418 milhões de euros, 20,6% mais do que no ano anterior.

São os melhores resultados financeiros da nossa história como empresa e devemos isso tanto aos utilizadores, que escolhem a opção de envio não domiciliário para fazer as suas compras, como às mais de 90 mil lojas online que oferecem a nossa opção de entrega, bem como aos 50 mil Ponto Pack e Lockers que se esforçam cada dia por tornar realidade um modelo de entregas mais sustentável, eficiente e acessível para todos”, sublinha.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Dia

Dia lança o programa “Comer melhor cada dia”

OpçãoVeg

Restaurantes em Portugal recebem ajuda para ter opções veganas no menu