in

Portuguesa Sensei apresenta o maior supermercado autónomo

Denominado de Dojo, o novo laboratório da Sensei em Lisboa é criado em conjunto com a Hewlett Packard Enterprise

A portuguesa Sensei, líder na Europa de tecnologia para lojas autónomas, abriu esta segunda-feira, dia 6 de março, em Lisboa o Dojo, “o mais sofisticado espaço de retalho autónomo na Europa”.

Criado em parceria com a Hewlett Packard Enterprise (HPE), as instalações de 500 metros quadrados proporcionam um ambiente de retalho inovador para a Sensei e para os seus parceiros desenvolverem e testarem novas tecnologias para lojas autónomas. Neste momento, a loja não é aberta ao público em geral, mas exclusiva para apresentações para os vários clientes, comunidades, investidores e parceiros.

 

Tecnologia escalável

Este novo espaço pretende demonstrar que a tecnologia desenvolvida pela Sensei é escalável e está preparada para qualquer dimensão de um espaço de retalho, do supermercado de rua com 150 metros quadrados ao hipermercado com mais de 1.500 metros quadrados.

O Dojo da Sensei é, neste momento, o maior supermercado 100% com esta tecnologia. Este espaço recria as características que são frequentemente encontradas em supermercados de grandes dimensões em todo o mundo, para que, de forma rigorosa, se possa testar e demonstrar novas tecnologias de retalho autónomo, num ambiente o mais real possível. Estes novos recursos incluem entrada e saída sem portas, terminal de pagamento automático com cartão e rastreamento automatizado de produtos, suportado por balcões assistidos, e corredores de produtos frescos e congelados.

O Dojo está equipado com os servidores HPE ProLiant, que fornecem “competências de computação de confiança, seguras e aceleradas”, para garantir que os modelos de inteligência artificial da Sensei possam processar grandes quantidades de dados de forma acessível e rápida.

A Sensei está a digitalizar as operações de supermercados em loja, melhorando a eficiência e proporcionando uma experiência de compra simplificada, ao remover o checkout. A sua tecnologia já suportou o lançamento de lojas autónomas na Europa e América do Sul, com a utilização de visão computacional avançada, sensores inteligentes e inteligência artificial para o rastreamento e pagamento de produtos que são recolhidos em loja.

 

Dojo

A tecnologia da Sensei utiliza visão computacional e sensores, para reconhecer automaticamente todos os produtos e interações com o consumidor. Assim, os retalhistas podem rastrear o inventário, em tempo real, e aceder a informações relevantes, para otimizarem as suas operações e produtos.

“O Dojo da Sensei é um grande passo no desenvolvimento das lojas autónomas e um grande passo para a transformação do retalho. Estas instalações inovadoras provam que a tecnologia para lojas autónomas pode responder às características do formato de grandes lojas e demonstra como serão as compras em supermercados para milhões de pessoas, a nível global, dentro dos próximos cinco anos”, comenta Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.

Phil Cutrone, senior vice president and general manager of Service Providers, OEM and Major Accounts da HPE, refere que “a Sensei está a transformar o retalho com inteligência artificial de ponta, para proporcionar uma experiência de compra consistente com operações otimizadas. É com muito entusiasmo que desempenhamos um papel estratégico, ao equipar o Dojo da Sensei com os servidores HPE ProLiant, que proporcionam uma fundação ideal para cargas de trabalho críticas, como capacitar as inovações de próxima geração em inteligência artificial e machine learning, como resultado do alto desempenho, segurança e confiança da plataforma. Juntas, a Sensei e a HPE estão a entregar inovação de classe mundial ao retalho, a melhorar a experiência do consumidor e a desbloquear novas fontes de dados”.

Recomeços

Linha de apoio ao cliente Ikea torna-se linha de apoio às vítimas de violência

Facas Zyliss Minipreço

Minipreço oferece coleção exclusiva de facas e tesoura Zyliss