in

Real Companhia Velha lança coleção de vinhos do Porto muito velhos e raros

Prestes a celebrar 265 anos, e dando continuidade ao lançamento de um Very Old Tawny de 1867, há cinco anos, a Real Companhia Velha apresenta, agora, uma coleção de três vinhos do Porto de 1900, 1908 e 1927. Do final do século XIX e início do século XX, representam as melhores colheitas daquele período, envelhecidos nas suas centenárias caves de Vila Nova de Gaia.

Lançada numa embalagem com três garrafas de 200 mililitros, esta é uma edição limitada a 500 unidades, com um preço de venda ao público de 2.500 euros.

 

Real Companhia Velha Porto 1900

Considerado como um ano de produção generosa, mas com qualidade, há relato que a vindima de 1900 terá começado no final de setembro, com um clima de feição após alguns dias de chuva. Este 1900 reflete as características do ano, que produziu vinhos descritos como delicados e harmoniosos, apesar de terem menos cor e menos estrutura do que os dos anos clássicos.

O Real Companhia Velha Porto 1900 apresenta cor de tinto aloirado, com as nuances típicas de um Tawny velho. No nariz, revela uma delicada expressão aromática, mostrando intensidade, com notas de resina, baunilha e madeira velha. Um Porto com profundidade, suportado por uma estrutura elegante, de grande intensidade e muito rica em sabores.

 

Real Companhia Velha Porto 1908

1908 tem a reputação de ter produzido vinhos de qualidade, tendo beneficiado de um inverno frio, uma primavera amena e um verão com altas temperaturas no momento da vindima, a acontecer em finais de setembro.

O Real Companhia Velha Porto 1908 mostra notas aromáticas típicas de um Porto muito velho, com grande intensidade e pureza. No paladar, revela vitalidade, numa sensação de grande densidade e riqueza de sabores, com um longo final de prova, muito fino e aveludado.

 

Real Companhia Velha Porto 1927

Um grande clássico, de um ano considerado como um dos melhores do século. 1927 produziu vinhos com cores profundas e de alta concentração. Relatam que as chuvas, no final de setembro, foram extremamente benéficas para o afinar da maturação e que a vindima terá ocorrido tardiamente para a época, no início de outubro, em excelentes condições climatéricas, com temperaturas altas, que terão contribuído para uma perfeita maturação das uvas.

O Real Companhia Velha Porto 1927é, provavelmente, um dos mais distintos de todo o espólio de vinhos do Porto muito velhos. Na prova, é bem patente a combinação entre a idade, próxima de um século, e uma surpreendente frescura, num Porto que mostra tanto de vigor como de elegância. Este 1927 é dotado de um bouquet que prima pela intensidade e pelo carácter, em harmonia com aromas de madeira velha, notas de verniz e um vinagrinho perfeitamente integrado. No paladar, revela-se rico e denso, com uma invulgar complexidade, que remete para a memória da verdadeira natureza do terroir duriense.

Fundada por Alvará Régio de D. José I, rei de Portugal, a 10 de setembro de 1756, a Real Companhia Velha é a mais antiga empresa de vinhos em Portugal e a sua história confunde-se com a do vinho do Porto.

Maionese do Mar

Paladin inspira-se no mar português para criar uma nova maionese

Pack_6aniversário

“Six years, six beers!”