Matinados
in

CAC prevê ultrapassar 90 milhões de euros em 2021

O Grupo CAC (Companhia Avícola do Centro) fechou 2020 com um volume de negócios agregado de 80 milhões de euros e estima um novo recorde de vendas em 2021, ano em que deverá ultrapassar 90 milhões de euros.

Com um efetivo de dois milhões e duzentas e cinquenta mil galinhas poedeiras, distribuídas por 44 explorações em todo o território nacional, o Grupo CAC classifica e embala anualmente mais de 600 milhões de ovos, que resultam de quatro sistemas produtivos: gaiola, solo, ar livre e biológico. Líder i no mercado português (detém 40% de quota de mercado), controla todas as fases do circuito produtivo, desde a produção de ração até à distribuição dos ovos.

 

Investimentos

Os resultados que alcançámos em 2020 superaram as nossas expectativas e mobilizaram-nos para novos investimentos. Este ano estão já previstos investimentos de seis milhões de euros em novas aquisições e aumentos de capacidade instalada”, afirma Manuel Sobreiro, administrador e principal estratega do grupo.

Atualmente, o Grupo CAC comercializa as marcas Ovos Matinados (ar livre), Matinados Bio (biológico), Quinta do Prado Amarelo Solo (solo), Superovo (gaiola e solo), Saborosos (gaiola) e Iberovo (gaiola).

A marca Ovos Matinados, ovos de galinhas criadas ao ar livre, tem vindo a afirmar-se como âncora da empresa, registando, desde 2012, crescimentos anuais superiores a 30%. Esta marca contribuiu, igualmente, para mudar as tendências de consumo e consolidar o conceito da produção ao ar livre.

 

Exportação

A exportação detém uma posição de relevo na estratégia futura da CAC, que em 2015 e 2016 chegou a escoar cerca de 30% da sua produção para a Europa (especialmente sul e centro), África, Ásia e Estados Unidos da América.

O crescimento acentuado da procura no mercado interno e a pandemia obrigaram a reduzir significativamente as exportações nos últimos anos, mas o grupo pretende retomar uma estratégia de internacionalização, com base na valorização económica das suas marcas.

O Grupo CAC está sediado na Bidoeira de Cima, em Leiria, e emprega atualmente 210 trabalhadores.

APCC

APCC defende medidas compensatórias para o sector

Capitão Iglo

Capitão Iglo com nova cara em Portugal