in

50% das PME acreditam que a sobrevivência do seu negócio depende das vendas do último trimestre

Foto Shutterstock

Este ano, a Black Friday e o Natal converteram-se numa época ainda mais importante para as pequenas e médias empresas. Um estudo conduzido em Espanha revela que 50% destas empresas e trabalhadores independentes creem mesmo que a sobrevivência do seu negócio está em risco e que depende totalmente das vendas do último trimestre.

O estudo “As PME espanholas no contexto da Covid-19”, conduzido pelo eBay em parceria com Instituto IP Sondea de Investigación de Mercados, mostra também que situação provocada pela pandemia está a alterar o modo como as empresas se estão a preparar para esta época do ano, já que apenas 28% reconhece não ter alterado nada. Entre as empresas que procederam a mudanças, a digitalização e a aposta no comércio eletrónico é o denominador comum. 26% digitalizou todo o stock para também vender online, 25% investiu tempo e financeiramente na plataforma já existente para evitar possíveis colapsos e 26% começou a planificar com maior antecedência que em anos anteriores.

 

Melhoria das vendas

Para melhorar as vendas, quatro em cada cinco das empresas inquiridas irão promover descontos e ofertas mais agressivas e 37% iniciará a venda através das redes sociais, para ter contacto direto com os compradores. De igual modo, 34% investirá em publicidade e campanhas de marketing. “O pequeno e médio comércio tem as suas esperanças colocadas nestas datas de grande consumo e, sobretudo no atual contexto de crise, o eBay desempenha um papel crucial para as pequenas e médias empresas”, afirma José Ángel López, diretor comercial do eBay em Espanha. “Apoiamo-las sem concorrer com elas, ao não contar com stock próprio e dando-lhes mais visibilidade e alcance aos seus negócios. Abrimos uma janela de oportunidade para chegar a 183 milhões de potenciais compradores, chegando a lugares do mundo que, de outro modo, não conseguiriam”.

Segundo a plataforma, através das compras feitas no eBay, os 2,5 milhões de compradores ativos contribuem para o crescimento de uma plataforma de mais de 12 milhões de vendedores profissionais que fazem parte do eBay Espanha.

A consciência sobre a necessidade de apoiar os pequenos negócios também se estende ao consumidor, em particular aos Millennials. 57% dos inquiridos estão a favor de fazer as suas compras de Black Friday e Cyber Monday a uma pequena e média empresa, percentagem que cresceu 7% face ao ano passado, de acordo com um outro estudo feito pela Kantar para o eBay.

 

Avanço no digital

A plataforma destaca que metade das pequenas e médias empresas tem, atualmente, um nível de digitalização mais elevado do que antes da crise da Covid-19. De acordo com o eBay, oito em cada 10 recorreram a ferramentas de formação para melhorar o seu nível de digitalização e adaptar-se à nova realidade. 81% acredita que dar este passo foi crucial para manter o negócio nestes meses.

11 de Novembro 2020

Vendas do 11.11 tomam o pulso ao sector do retalho mundial

comércio a retalho

União Europeia vai impor tarifas aos produtos norte-americanos