CI&T_Estudo CxO
in

93% das empresas não cumpriu objetivos de transformação digital no último ano

A CI&T, especialista hiperdigital global, e o Global CxO Institute, organização dedicada a fornecer “insights”, investigação e recursos a executivos C-level em vários sectores, lançaram um estudo conjunto sobre a realidade da transformação digital das empresas em 2023 e as perspetivas para o ano corrente. Uma das conclusões mais relevantes é que 93% das empresas inquiridas não cumpriu os seus objetivos de transformação digital no ano passado, o que realça a necessidade de encontrar estratégias para enfrentar estes tempos de incerteza.

Apesar dos obstáculos, o inquérito indica que os orçamentos digitais e tecnológicos deverão aumentar em 2024, uma vez que as empresas estão a investir esforços redobrados para cumprir os objetivos de transformação digital. A necessidade de um retorno do investimento digital mais elevado, a inflação e a instabilidade macroeconómica significam que este dinheiro extra deve ser gasto de forma mais eficiente.

Importa também referir que os inquiridos que atingiram ou ultrapassaram os seus objetivos de transformação digital, no ano passado, estão muito mais propensos a considerar a melhoria da eficiência como uma prioridade máxima.

 

IA

Outro dos principais pontos de interesse dos líderes tecnológicos é a adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) generativa. 76% dos inquiridos utiliza ou planeia implementar IA generativa nos próximos 18 meses, com as organizações a reconhecerem cada vez mais o potencial desta tecnologia para simplificar processos e impulsionar a inovação a um ritmo mais acelerado.

Os líderes também partilharam que a orquestração da organização é a área onde consideram que a IA generativa pode gerar mais melhorias de eficiência nas suas organizações.

“Este estudo com o Global CxO Institute trouxe-nos uma conclusão importante: o digital e a tecnologia são vistos como investimentos imprescindíveis para as empresas que procuram reforçar a resiliência e impulsionar o crescimento e a eficiência”, comenta Miguel Malaquias Pereira, Country Manager da CI&T. “Na CI&T acreditamos qu,e nesta era ‘hiper digital’, o sucesso depende da fusão perfeita entre adaptabilidade, orquestração e inovação. As empresas com mais sucesso não se vão limitar a aceitar a mudança, vão liderá-la ativamente. A IA – embora não seja a panaceia que resolve todos os problemas empresariais – é, cada vez mais, incontornável. O CI&T/FLOW, a nossa plataforma de IA generativa para empresas, que acelera a implementação de soluções digitais, tem vindo a ajudar os nossos clientes a transitar para esta nova era ‘hiper digital’ e a contribuir para o seu sucesso, num cenário digital em que a mudança constante é uma realidade e a evolução não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade”.

Siga-nos no:

Google News logo

Atrian Mulata Gorreana

Atrian associa-se a marcas regionais açorianas para desenvolver novas sobremesas

Marketplaces pedem à Comissão Europeia que force a Google a cumprir o regulamento de mercados digitais