in

Dove celebra 20 anos

Marca compromete-se a nunca utilizar imagens geradas por IA nas suas campanhas

Dove 20 anos

Há 20 anos, a Dove mostrou ao mundo como é a beleza quando é real, através da sua primeira campanha Beleza Real. Esse foi um momento decisivo na construção do propósito da marca, após perceber que apenas 2% das mulheres se considerava bonito.

Desde então, as campanhas seguintes têm desafiado a sociedade, os meios de comunicação social e a própria indústria da beleza a mudar a forma como representam as mulheres, incentivando a transparência e a não distorção digital das imagens, para que as raparigas e mulheres se vejam representadas de forma autêntica.

 

Estudo

Para marcar os 20 anos da campanha Beleza Real, a Dove realizou um dos mais completos e abrangentes estudos a nível mundial, sobre a beleza e como impacta as raparigas e mulheres nos dias de hoje. Com base nos resultados, é possível perceber que a importância que a sociedade atribui à aparência intensificou-se com o tempo e que a pressão para se ter um certo tipo de beleza está ainda muito presente: duas em cada cinco mulheres diz que prescindia de um ano de vida para alcançar a sua aparência ou corpo ideal.

Uma das maiores ameaças à representatividade da beleza, aos dias de hoje, é a utilização de ferramentas de inteligência artificial, muito embora estas sejam ferramentas com potencial de aperfeiçoamento. Esta é a problemática que a Dove aborda na sua campanha dos 20 anos, lançada em todo o mundo, com o objetivo de contribuir para que os conteúdos e imagens gerados através de ferramentas de IA sejam cada vez mais representativos da mulher real. Afinal, quase nove em cada 10 afirmam já ter sido expostas a conteúdos de beleza prejudiciais online.

Consciente desta realidade, a Dove está a renovar os seus votos de proteger a beleza real, comprometendo-se a nunca usar IA para representar mulheres nas suas campanhas. “Apesar dos 20 anos de trabalho realizado no sentido de ampliar a definição de beleza, as mulheres sentem-se, hoje, menos confiantes com a sua própria beleza do que há uma década. A representatividade é mais importante do que nunca. À medida que a tecnologia de IA continua a evoluir, torna-se cada vez mais difícil distinguir o que é beleza real do que é falso”, explica Phillippa Diedrichs, psicóloga investigadora do Centro de Pesquisa de Aparência da Universidade de West England e Imagem Corporal.

Este compromisso é reforçado, por parte da Dove, com a divulgação de um conjunto de Diretrizes de Prompt de Beleza Real, que consistem em dicas e orientações que ajudarão os utilizadores a usarem as ferramentas de IA de forma mais responsável e consciente, ensinando-os a criarem imagens que sejam representativas da beleza “autêntica”.

Dove 20 anosO trabalho que começámos em 2004 está longe de terminar. 20 anos depois, a nova campanha da Dove reforça a intenção de que, nos próximos 20, e à medida que as novas tecnologias se aperfeiçoam e evoluem, continuemos comprometidos em proteger, celebrar e defender a beleza real”, lembra Maria Matos, responsável de Dove em Portugal.

 

Campanha

A nova campanha da Dove foi lançada dia 9 de abril, num evento imersivo em Londres, ao qual a marca levou embaixadoras portuguesas que são um testemunho da beleza real: a atriz Carla Andrino, a cantora Carolina Deslandes e as criadoras de conteúdo Catarina Raminhos e Rute Dias.

Neste evento, as embaixadoras da campanha puderam conhecer, em primeira mão, as principais conclusões do estudo desenvolvido pela marca e ser impactadas pela experiência imersiva desenvolvida para este evento especial que assinalou os 20 anos de um propósito maior.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Monchique Natura

Primeira garrafa portuguesa sem rótulos já está à venda

Coca-Cola Europacific Partners BCSD Portugal

Coca-Cola Europacific Partners junta-se ao BCSD Portugal