in

90% dos produtos da Coca-Cola vendidos em Portugal são fabricados em Azeitão

90% dos produtos da Coca-Cola vendidos em Portugal são fabricados pela Refrige, em Azeitão.

A Refrige, que está em Portugal há quase 40 anos, está agora integrada na Coca-Cola European Partners, o maior engarrafador independente mundial da Coca-Cola, com base no critério das receitas líquidas, com presença em 14 países europeus. A empresa resulta da operação de integração da Coca-Cola Enterprises Inc. com a Coca-Cola Iberian Partners e a Coca-Cola Erfrischungstgetränke GmbH concluída em maio deste ano.  

A Refrige continua, no entanto, a ser uma empresa portuguesa e importante motor da economia local. Emprega cerca de 450 pessoas e, adicionalmente, gera outros 4.400 empregos indiretos, com um forte impacto na região de Setúbal.

A fábrica de Azeitão dispõe de duas linhas de enchimento de vidro (retornável e não retornável), duas linha de PET (plástico), uma de latas, uma de tanquetas e uma de bag in box. Cerca de 28% da produção da fábrica destina-se à exportação, para mercados como o espanhol ou o angolano. 

Nos últimos 10 anos, a Coca-Cola investiu na sua fábrica de Azeitão perto de 60 milhões de euros na modernização, racionalização e flexibilização das instalações fabris e comerciais, que traduzem melhorias na produtividade e aumento da capacidade de resposta no que respeita a apresentação de produto e embalagens promocionais no mercado, mas também no tratamento de águas, nomeadamente na ETA e ETAR. Para os próximos quatro anos, a empresa tem um plano de investimento e desenvolvimento para Portugal, representando algumas dezenas de milhões de euros.

Vinhos de Portugal rumam à Suécia

Tetley apresenta uma nova identidade visual